Sara Pires eleita presidente do Conselho de Administração da TACV

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ex-presidente da Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC), Sara Pires, é a nova presidente do Conselho de Administração da companhia aérea TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde, eleita nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, na Cidade da Praia, em assembleia-geral extraordinária.

A informação foi avançada à imprensa pelo acionista Victor Fidalgo, adiantando que o Conselho de Administração vai ter como administradores executivos João Alberto Pereira e Carlos Salgueiral, a que se juntam José Aldino Ribeiro e Neusa Évora como não executivos.

Victor Fidalgo adiantou que houve “consenso total” para a votação do novo Conselho de Administração e outros órgãos da empresa, uma vez que a proposta foi objecto de várias negociações entre os Estado e alguns acionistas privados.

“Ainda hoje tivemos que fazer uma pausa para acertar os últimos pontos, mas por fim, acabamos por chegar a um consenso e subscrevemos a proposta apresentada. Portanto, podemos dizer que os órgãos foram eleitos por unanimidade”, informou.

De acordo com Victor Fidalgo, a eleição do conselho de administração significa “refundar” a empresa, uma vez que em 2016 havia uma grande expectativa em relação aos TACV, “que não se materializou”.

“Chegámos ao ponto em que o Governo teve que retomar as ações que tinha vendido à Loftleidir Cabo Verde e esperamos que num prazo de até 120 dias o novo conselho de administração apresente o seu plano para refundação dos TACV”, precisou Victor Fidalgo, esperando que a empresa seja um player importante na conectividade de Cabo Verde com o mundo.

“Queremos que os TACV possam também entrar no mercado do turismo e ocupar um nicho que inclui o mercado étnico e turístico, o que compete agora ao conselho de administração”, projetou o acionista, apontando como meta tornar os TACV numa empresa “rentável”.

O Estado cabo-verdiano assumiu em 6 de julho a posição de 51% na TACV detida desde 2019 por investidores islandeses, alegando vários incumprimentos na gestão e dissolvendo de imediato os corpos sociais.

Em 13 de julho, a companhia – que não realiza voos comerciais devido à pandemia de covid-19 desde março de 2020 – anunciou o cancelamento de “todos os voos” do plano de retoma da atividade, que previa progressivamente voos do arquipélago para Lisboa, Paris e Boston.

Em março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

 

  • Texto e foto distribuídos pela agência cabo-verdiana de notícias ‘Inforpress’.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...