Bem-vindo, !|Sair
Liderança na Indústria da Aviação Civil

Liderança na industria da aviação civil

Grandes são as incertezas e por isso será muito rápida a mudança em muitas industrias e a aviação sai destacada como um dos setores de mais rápido crescimento, e com mais dinâmica na economia global. É preciso uma nova geração de líderes de transporte aéreo. As transportadoras estão no jogo, são das mais rápidas e por isso os CEO das companhias aéreas devem-se adaptar aos novos cenários, novos modelos de negócios e ao mesmo tempo darem a orientação precisa às organizações. Mais importante ainda, terão de assegurar que têm as qualidades de liderança adequadas e que adotam práticas (apropriadas) de gestão e retenção de talentos.

De acordo com um inquérito aos principais decisores sobre o capital humano em toda a indústria mundial do transporte aéreo conduzido pela Egon Zehnder International em conjunto com a IATA em Outubro de 2011, a esmagadora maioria dos inquiridos não se sente capaz de prever as competências de gestão necessárias no futuro. Além disso, 56% acreditam que a reserva interna existente de talentos não é suficiente em tamanho e qualidade para abastecer futuros líderes e que, 95 % dos entrevistados dizem ter que haver mudanças fortes em competências de liderança agravadas pelo contexto de grande concorrência e acelerada mudança. É apenas um estudo!!!

Embora a qualidade de liderança seja um fator critico de sucesso e diferenciador, muitos “players” ainda tentam dominar o negócio, pelo difícil que é apresentar margens decentes, contudo, a missão de identificar e desenvolver talentos de liderança é igualmente critico. Para as mudanças necessárias, os líderes de RH já são os co-pilotos da mudança.

Liderança, coaching, pessoas, atitudes, são todas palavras essenciais à mudança, mas é necessário que na pratica as lideranças de topo orientem e abram caminho. Não se cuidam de pessoas com discursos redondos e orientados para a utopia, e muito menos, não se treinam pessoas para um jogo diferente. Não se pode tratar bem um cliente quando internamente não se é apreciado.

Na industria da aviação comercial a relação com as pessoas, está inerente um fator que em outras industrias também existe, mas com impacto diferente. No negocio aéreo a segurança é 100% e 99% é ERRO! Por esta razão, para citar a mais importante, a gestão das pessoas é critica. Escusado será dizer que um great place to work tem a vantagem de ser eleito pela industria (atração) que representa, mas igualmente importante, pela forma como os seus recursos são valorizados.

Liderança, inovação, formação/educação, conhecimento são predicados muito importantes para a disrupção que vai acontecendo de uma forma

avassaladora. Existem industrias que mostram uma parceria perfeita entre os CEO e os RH levando a mudanças muito importantes.

Os RH precisam de desempenhar um papel de liderança em estratégias de retenção de talento e abrirem-se ao mundo externo integrando lideres de diversas origens.


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica