Bem-vindo, !|Sair

Lisboa e Açores entenderam-se quanto à liberalização das ligações aéreas para as ilhas

O primeiro-ministro português afirmou esta manhã na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, que acredita que as ligações aéreas aos Açores estarão liberalizadas no Verão de 2015, depois de um “entendimento perfeito” alcançado esta manhã com o Governo da Região Autónoma em relação aos aspetos que estavam a bloquear o dossiê.

“Demorámos algum tempo a chegar a esta solução final. Mas aguardamos agora que da parte do Governo Regional nos seja remetida então uma proposta que sintetize o entendimento que foi gerado nesta reunião e que nos permitirá, em tempo útil, poder cumprir as regras europeias nesta matéria e a partir do próximo Verão IATA ter já estas linhas a funcionar”, afirmou.

Pedro Passos Coelho, que falava no final de uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, afirmou que será possível liberalizar as rotas entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira “sem agravar” os encargos atuais da República de 16 milhões de euros anuais associados às obrigações de serviço público nestas ligações.

O primeiro-ministro português explicou aos jornalistas que o que estava a bloquear este dossiê eram “aspetos relacionados com o encaminhamento de não residentes” dentro do arquipélago, mas ficou acordado que “haverá, dentro das responsabilidades das obrigações de serviço regional, capacidade para poder resolver” esta questão, “sendo que a República não deixará de transferir para o Governo Regional aquilo que eram os montantes que até aqui eram despendidos com as obrigações de serviço público”.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica