A Airbus foi contratada para fornecer a start-up espacial Loft Orbital em mais de quinze plataformas de satélites derivadas da plataforma Airbus Arrow, que integra a constelação OneWeb. Existem 394 plataformas Airbus Arrow em órbita da constelação OneWeb, e outras 254 estão em produção para completar a nave espacial 648, requerida pela OneWeb. Com esta aquisição, a Loft Orbital confirma a sua intenção de transformar a plataforma Airbus Arrow num verdadeiro modelo de negócio e de serviços.
A Loft Orbital oferece uma verdadeira experiência integrada end-to-end que permite aos clientes implementarem e operarem rapidamente as suas cargas em satélites fiáveis de alto desempenho, com uma simplicidade e acessibilidade sem precedentes. A start-up Loft Orbital contratou, ainda, a Airbus para modificar a plataforma Arrow para torná-la adequada para missões e aplicações de longa duração.
Presente nos Estados Unidos da América (EUA) e em França, a Loft Orbital está sediada em Sillicon Valley, na cidade de São Francisco (EUA) e, na Europa, está presente na cidade francesa de Toulouse. Pretende continuar a aumentar a sua presença em França, sobretudo após este contrato com a Airbus, a fábrica aeroespacial europeia que beneficiou do apoio público para desenvolver a plataforma Arrow e a linha piloto OneWeb em Toulouse.
O upgrade à plataforma Arrow, que inclui toda a engenharia, qualificação, teste e produção das primeiras naves espaciais, realizar-se-á pela Airbus em Toulouse. A produção à escala das restantes plataformas derivadas da plataforma Arrow, será realizada pela Airbus OneWeb Satellites (AOS).
A estratégia da Airbus Space no Next Space visa um maior envolvimento com os novos players do ecossistema espacial que garantam que a sustentabilidade, e a fiabilidade no ambiente espacial LEO esteja assegurada para o futuro.
- Informação distribuída pela Airbus
- Na imagem de abertura vemos a maqueta da Plataforma de satélites Airbus Arrow ©Airbus