Lucro líquido do grupo Air France-KLM atinge 934 milhões de euros em 2023

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo Air France-KLM anunciou nesta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, um lucro líquido de 934 milhões de euros em 2023, uma subida de 28,3% face a 2022, com o aumento do número de passageiros a impulsionar todos os indicadores financeiros.

No ano passado, o volume de negócios da transportadora aérea franco-neerlandesa aumentou 14%, para o valor recorde de 30.019 milhões de euros, e o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) subiu 16%, para 4.208 milhões de euros.

No total, o grupo transportou 93,5 milhões de passageiros, mais 12,3% do que em 2022, registando uma taxa de ocupação de 87%, o que representa um incremento homólogo de 3,2 pontos percentuais.

Estes resultados permitiram-lhe voltar a apresentar fundos próprios positivos, de 500 milhões de euros, pela primeira vez desde 2019, o último ano antes da pandemia.

Em 2023, a margem operacional do grupo Air France/KLM foi de 5,7%, um aumento de 1,2 pontos percentuais, beneficiando de uma combinação entre a maior rentabilidade e a ocupação mais elevada das aeronaves.

A dívida líquida recuou para 5.041 milhões de euros, uma redução de 20% em relação aos 6.337 milhões de euros do final de 2022.

No quarto trimestre do ano passado, as receitas do grupo de aviação aumentaram 6,7%, mas o lucro operacional caiu 190 milhões de euros, para -56 milhões de euros, devido à situação geopolítica no Médio Oriente e em África, que foi parcialmente compensada pela redução dos preços dos combustíveis.

De acordo com a empresa, este impacto também se fará sentir nos resultados do primeiro trimestre deste ano, uma vez que a Air France só retomou os voos para Telavive em 24 de janeiro.

O grupo, que também inclui a companhia aérea de baixo custo Transavia, registou um declínio na sua atividade de carga, com menos 6,1% de carga carregada.

“Em 2023, cumprimos os nossos compromissos e obtivemos resultados operacionais e financeiros sólidos”, declarou o presidente executivo da companhia, Benjamin Smith, citado num comunicado.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...