Luís Parreirão garante que a SATA terá pilotos suficientes e habilitados a partir de 15 de Julho

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A SATA espera resolver a breve prazo os problemas criados pela falta de tripulantes qualificados nos seus voos com aviões da frota A310. Esse facto tem tido uma influência importante nas ligações de Portugal para a América do Norte, ao ponto de provocar constrangimentos muito grandes, quer suscitando atrasos e desconforto entre os passageiros, quer suscitando outras perdas representadas pelas despesas acrescidas com o imprevisto fretamento de aeronaves a outras companhias.

Luís Parreirão, presidente do Conselho de Administração  da SATA disse na quinta-feira, dia 26 de Julho, que a partir de meados de Julho estarão resolvidos os problemas de falta de tripulação nos voos da  companhia aérea para a América do Norte, anuncia hoje a imprensa do arquipélago.

Segundo Luís Parreirão, que falava durante uma audição no parlamento  dos Açores, o aumento “significativo” das ligações da SATA aos Estados Unidos  da América e ao Canadá, este ano, exigiram a promoção de oito pilotos da  empresa da frota dos A310 para os A320, processo que tem alguma “complexidade”  e “morosidade”.

Por outro lado, em simultâneo, e de forma “imprevista” e “imprevisível”,  a SATA Internacional (que faz as ligações a destinos fora do dos Açores)  ficou sem nove pilotos por reformas por invalidez, licenças de paternidade,  doença e mudança para outra empresa, acrescentou.

Estes problemas ao nível dos recursos humanos estarão resolvidos a 15  de Julho, com “a entrada em linha” de todas as novas tripulações, assegurou,  acrescentando que, no entanto, esta não é a única razão para as perturbações  que se têm verificado em voos para a América do Norte, numa referência a  avarias e problemas com os aviões.

A frota da SATA Internacional já “tem uns anos”, sublinhou, referindo  que a empresa privilegia sempre a segurança. A este propósito, disse que a renovação da frota não é premente, mas  revelou que a empresa já pediu estudos a entidades “credíveis” e “independentes”  para planear a substituição dos actuais aviões.

Parreirão sublinhou que, no entanto, os voos com perturbações nos últimos  meses representam menos de 2% do total, considerando “desproporcionado”  concluir que há “uma degradação irreversível” do serviço prestado pela companhia.

Mas o deputado do PCP, Aníbal Pires, considerou que, não estando em  causa a opção de aumentar as ligações à América do Norte, a SATA avançou  com a decisão sem ter meios para a concretizar, criticando a falta de planeamento  no recrutamento de mais recursos humanos.

O administrador defendeu, em sintonia com o que tem afirmado o executivo  açoriano, que a vocação da SATA Internacional é ligar os Açores ao continente  e às comunidades açorianas emigradas na América do Norte. Tem ainda a missão  de captar fluxos turísticos para o arquipélago, acrescentou.

A SATA Internacional teve prejuízos de 15,7 milhões de euros em 2013,  mas Luís Parreirão considerou que a situação é reversível, a médio prazo,  dizendo que apresentará um plano de negócios para três a cinco anos dentro  de alguns meses.

Já o secretário regional dos Transportes do Governo dos Açores, Vítor  Fraga, ouvido na mesma audição, disse aos jornalistas no final que não está  em causa “a continuidade” da SATA Internacional, que disse ter “um papel  fundamental” no desenvolvimento da região, dando como exemplo os proveitos  de 46 milhões de euros do turismo no ano passado, originados pelos turistas  que a empresa transportou para as ilhas.

Em relação ao futuro, lembrou que o executivo, que é o único accionista  da empresa, deu indicações à administração para serem abandonadas todas  as rotas deficitárias sem ligação ao arquipélago.

O PSD, na oposição nos Açores, considerou que a SATA avançou para algumas  rotas “ruinosas” por decisão do executivo regional, considerando haver “ingerência”  política na administração da empresa, em diversas matérias, o que Vítor  Fraga negou, desafiando os sociais-democratas a “materializarem” as acusações.

  • Texto baseado em artigos publicados na imprensa açoriana, e, nomeadamente, da agência noticiosa Lusa

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...