Bem-vindo, !|Sair

Ministros do Belize tomam banho forçado em amaragem de Cessna 208B Grand Caravan

Um avião Cessna 208B Grand Caravan ao serviço da companhia Tropic Air, de Belize, país da América Central que integra a Comunidade das Caraíbas, caiu no mar nesta, devido a ter colidido com um automóvel que circulava numa estrada que atravessa uma das cabeceiras da pista. Os sete ocupantes saíram a nado e estão todos salvos.

A ocorrência verificou-se em Placencia pelas 08h45 da passada sexta-feira, dia 17 de novembro. O avião levava a bordo seis passageiros e um piloto. No momento da descolagem o piloto foi surpreendido por uma automóvel que circulava dentro da pista por uma estrada que atravessa a cabeceira, e não conseguiu evitar a colisão.

Segundo relatos de sites de informação do Belize o piloto tentou imediatamente fazer uma amaragem, já que o avião, um monomotor, não ganhou velocidade suficiente e adequada para prosseguir viagem.

Tudo deu certo em relação à decisão tomada pelo piloto, pois conseguiu avisar os passageiros de que cairiam no mar, embora em zona costeira com águas pouco profundas.

Entre os seis passageiros que seguiam a bordo contavam-se o vice-primeiro ministro, Patrick Faber, e o ministro da Agricultura, Pescas e Florestas, Goswin Hulse, que viajavam para Punta Gorda, onde seria inaugurado um pavilhão multiusos mandado construir pelo governo. O primeiro-ministro encontra-se fora do país, na cidade de Houston, Estado do Texas (EUA).

Felizmente nada passou de um susto e de um forçado banho de mar, já que foi o próprio comandante da aeronave que coordenou a evacuação, depois de ter feito uma amaragem que permitiu a saída de todos nos poucos momentos em que a aeronave flutuou.

A estrada que atravessa a cabeceira da pista (esta com 620 metros de extensão) tem sinalização adequada e avisa os automobilistas a darem prioridade aos aviões em operações de pouco ou descolagem.

A Tropic Air é a companhia aérea de bandeira do Belize. Tem uma frota de 11 aviões Cessna 208B Grand Caravan, com capacidade para 14 pessoas, e mais cinco aviões de menor capacidade, também monomotores.

 

  • A imagem de entrada mostra o momento em que os ocupantes da aeronave aguardavam as equipas de resgate que os retiraram do mar. No centro da fotografia, com salva-vidas amarelo, vemos o comandante que coordenou até a operação de evacuação do avião, que está submerso ao lado. Foto © Caricom Today

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica