Bem-vindo, !|Sair

‘NOS Air Race Championship’ leva meio milhão de pessoas à Baía de Cascais

As provas do ‘NOS Air Race Championship’ que se realizam no próximo fim-de-semana na baía de Cascais irão atrair cerca de meio milhão de pessoas, anunciou esta manhã a organização.

O arranque do evento foi dado hoje, dia 2 de Julho, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, numa cerimónia presidida pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, que destacou a ‘NOS Air Race Championship’ como uma “parceria público privada virtuosa”.

“Faz todo o sentido que haja uma associação da Força Aérea com este evento e da visibilidade da aeronáutica, de Cascais e de Portugal, por isso é que é uma parceira público privada virtuosa”, disse o ministro.

Aguiar-Branco considerou ainda a iniciativa “muito importante” por ser uma forma de as Forças Armadas poderem “mostrar a sua polivalência” e a sua vertente de “serviço público”.

A Baía de Cascais vai receber, entre sexta-feira e domingo, uma iniciativa inédita em Portugal, com uma corrida de aeronaves, ideia proposta por Nuno Molarinho e Sérgio Teixeira que, depois de terem presenciado o espectáculo em Reno, nos Estados Unidos da América, decidiram trazer o projecto para Portugal.

“Há grandes expectativas, temos pilotos fantásticos, internacionais, com muita experiência e que vão abrilhantar a Baía de Cascais”, afirmou Nuno Molarinho à agência Lusa, sublinhando que a intenção é levar o projecto a toda a Europa.

A competição traduz-se numa corrida de oito aviões ao mesmo tempo numa pista oval entre a Praia do Tamariz e a Marina de Cascais.

O circuito será delimitado por infra-estruturas próprias a 25 metros do mar e que as voltas, num total de dez, serão “muito rápidas e com muita adrenalina”.

Numa primeira fase, correm quatro aviões de cada vez que serão cronometrados e uma super-qualificação, em que dois aviões correm em simultâneo.

No final, serão contabilizados os melhores tempos e a corrida de acordo com uma grelha final, em que os aviões partem alinhados e à frente vai o que teve melhor tempo.

A competir estarão duas classes de aviões: a classe “vintage”, cuja estética remonta aos aviões da Segunda Guerra Mundial, e a classe “extreme”, mais modernos e vocacionados para acrobacias.

 

  • Como já temos anunciado uma equipa de reportagem do portal ‘NewsAvia’ vai estar neste fim-de-semana em Cascais, onde fará a cobertura jornalística das provas e das diversas apresentações que terão lugar na Costa de Lisboa.
  • Foto: Rui Cunha/’NOS Air Race Championship’ 

3 Comments

  1. Não percebi nada de como se irá desenrolar a prova! Agradecia explicação para pessoa que não viu prova nenhuma do tipo.

  2. “O circuito será delimitado por infra-estruturas próprias a 25 metros do mar”
    – Medidos na vertical ou na horizontal ?
    “A competição traduz-se numa corrida de oito aviões ao mesmo tempo numa pista oval”
    “Numa primeira fase, correm quatro aviões de cada vez que serão cronometrados e uma super-qualificação, em que dois aviões correm em simultâneo.”
    -Como é? 8, 4 ou 2 aviões ao mesmo tempo, de cada vez ou em simultâneo?
    ” em que os aviões partem alinhados e à frente vai o que teve melhor tempo.”
    -Afinal partem alinhados ou vai um à frente?

    • admin

      Viva Adalberto
      Obrigada pela participação. Efectivamente todas as informações que recebemos por parte da organização foram as que publicamos. A partir de amanha estaremos no terreno e já poderemos responder às suas pertinentes questões pertinentes. Até lá, saudações aeronáuticas!

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica