Novas rotas internacionais ajudarão a salvar companhia nacional moçambicana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique defendeu a exploração de novas rotas internacionais, como uma das soluções para a recuperação da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, assinalando que a transportadora aérea precisa de tempo para se tornar “relevante”.

“Esta [a criação de mais trajetos para fora do país pela LAM] é uma forma de resolver os nossos problemas”, disse Mateus Magala, na noite de sexta-feira, dia 30 de junho, após a retoma do voo regular entre Maputo e Lusaka, capital da Zâmbia, com escala em Harare, no Zimbabué.

Assinalando que a transportadora de bandeira moçambicana deve dar passos seguros e significativos, para consolidar o processo de recuperação, Magala avançou que o futuro passa pela exploração de novos destinos em África e noutros continentes, “viajando para destinos lucrativos”.

Considerou “histórico” o voo comercial inédito da LAM entre Maputo e Lusaka, cidade da África Austral que há 47 anos acolheu os Acordos de Lusaka, assinados entre a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e as autoridades coloniais portuguesas e que abriram caminho para a independência do país africano, em 1975.

Face à atual gestão transitória da LAM pela companhia sul-africana Fly Modern Ark, o ministro dos Transportes e Comunicações adiantou que o Governo vai decidir com “muita ponderação” sobre os próximos passos, não assumindo se a transportadora será privatizada ou não.

“O objetivo é, num futuro próximo, sentarmo-nos e tomarmos decisões estratégicas de futuro, que vão projetar a nossa companhia aérea como uma companhia relevante no espaço da aviação civil”, realçou.

Mas antes, prosseguiu Mateus Magala, terá de haver cautela, para que não se repitam os erros que levaram a LAM a uma situação de insolvência.

Em maio, a nova comissão de gestão da LAM anunciou que a empresa deixou de estar insolvente ao cobrar, desde abril, 47,3 milhões de dólares em dívidas do Estado e privados, mas mantém risco de colapso.

“A posição de endividamento ficou reduzida” melhorando o rácio de dívida sobre capital próprio, levando a LAM a deixar de ser considerada insolvente”, afirmou Sérgio Matos, membro da comissão de gestão da empresa.

A estratégia de salvamento da transportadora aérea de bandeira moçambicana passa por reativar a rota Maputo-Lisboa e explorar novos destinos, em países como o Brasil, Índia, Dubai e China.

 

  • Na imagem de abertura, o ministro Mateus Magala, à esquerda, corta a fita simbólica que assinalou a reabertura da ligação aérea entre as cidades de Maputo e de Lusaka. Foto © LAM.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...