Novo Aeroporto do Luau (Moxico/Angola) entra em funcionamento

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O município fronteiriço do Luau, na província angolana do Moxico, terá a partir deste sábado, dia 14 de Fevereiro, um aeroporto moderno, com uma pista de 2.600 metros de comprimento e 45 metros de largura, no ano do 40º aniversário da Independência Nacional.

A infra-estrutura aeroportuária está localizada 10 quilómetros, a nordeste da vila do Luau, que faz fronteira com a República Democrática do Congo, e comporta uma aerogare com desenho moderno, para 70 passageiros em hora de embarque e desembarque, totalizando na hora de pico 140 passageiros.

A aerogare possui dois balcões de atendimento e despacho de passageiros e bagagens, duas balanças, uma área vip para 20 passageiros, um banco, dois bares, área comercial e salas de embarque e desembarque.

A tipologia de construção é inovadora e sustentada pela combinação do betão armado, estruturas metálicas e painéis de vidro, o que garante uma robustez, com linhas arquitectónicas modernas, possuindo ainda zonas administrativa, restaurante/bar para 25 pessoas e outros serviços.

Ao lado direito da aerogare encontra-se uma torre de controlo de 20 metros de altura, uma placa estacionar com 251 metros de cumprimentos e 127 de largura, edifícios de bombeiros, da central eléctrica com três grupos geradores de 500 kvas, estação de tratamento da água, com reservatório de 500 metros cúbicos e de lixo, parque de estacionamento para 180 viaturas, entre outros.

Construída por uma empresa chinesa, as obras da empreitada iniciaram-se em 2013, enquadradas no plano director geral dos aeroportos nacionais, com o objetivo de optimizar e criar condições para operações regulares aéreas com conforto e segurança tanto de dia como de noite.

Construído numa área total de 200 mil metros quadrados, o aeroporto tem um aeródromo do tipo civil/doméstico e orçou aos cofres do Estado angolano 165.766.559 Kwanzas (cerca de 1,4 milhões de euros).

 

  • Notícia divulgada pela agência noticiosa estatal Angop

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...