Novo Aeroporto do Xai-Xai aguarda financiamento chinês

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita, visitou na semana passada, o local onde será construído o novo Aeroporto do Xai-Xai, na província de Gaza, tendo revelado que já foi feito o estudo de viabilidade, incluindo trabalhos de impacto ambiental, numa área de aproximadamente quatro mil hectares, aguardando-se, apenas, o desembolso dos valores pelo Exim Bank, da China, para o início das obras, o que deverá acontecer ainda no presente quinquénio.

“Da parte do Governo moçambicano já foram dados todos os passos inerentes ao estudo de viabilidade, incluindo o impacto ambiental. Todas as famílias abrangidas serão reassentadas, mas importa referir que nesta zona existem poucas famílias, o que temos em número maior são campas, que deverão ser removidas para um outro local, num trabalho que contará com as respectivas famílias e autoridades tradicionais locais”, explicou o ministro Carlos Mesquita, citado pelo ‘Diário de Moçambique’.

Numa primeira fase, o Aeroporto de Xai-Xai abrirá com capacidade para receber aeronaves comerciais de médio curso, sendo propósito das autoridades moçambicanas que a estrutura obtenha certificação para voos internacionais (LINK notícia relacionada). Servirá uma área com grande apetência pela atividade turística, e também com potencialidades para a exploração mineira, além de permitir a instalação de complexos fabris, desde que criadas as devidas e necessárias infraestruturas.

 
 width=“750” height=

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica