Novo executivo da SATA Holding liderado por Teresa Gonçalves tomou posse

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Teresa Gonçalves (na imagem de abertura) foi oficialmente nomeada presidente do Conselho de Administração da SATA Holding e também das subsidiárias SATA Internacional-Azores Airlines, SATA Air Açores e SATA Gestão de Aeródromos. A posse ocorreu nesta segunda-feira, dia 3 de março, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, após uma Assembleia-Geral, que procedeu à aprovação da lista dos novos corpos sociais.

Pós-graduada em Finanças pela ‘Nova – School of Business and Economics’, pós-graduada em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e licenciada pela ‘Católica – Lisbon School of Business and Economics’, Teresa Gonçalves está na SATA desde 2020, como membro do Conselho Executivo, tendo ocupado até ao momento o cargo de administradora executiva com o pelouro das Finanças (CFO – Chief Financial Officer) do Grupo SATA.

Para além de Teresa Gonçalves, tomaram também posse como membros executivos do Conselho de Administração da SATA, José Roque, que assume a Direção-Geral de Operações da SATA Holding, e Dinis Modesto, que será o novo CFO do Grupo. Mantêm-se como administradores não-executivos Bernardo Oliveira e João Ponte.

José Carlos Laia Roque é licenciado em Engenharia de Produção Industrial no ramo das construções mecânicas pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Ao longo dos anos, acumulou formações específicas na área da Manutenção e Engenharia de Aeronaves, entre outras especializações. Desempenhou funções de Engenheiro Especialista na OGMA, TAP, Mobil, Petrogal e integrou os quadros da SATA Internacional em 1998, na qualidade de Diretor Geral de Manutenção e Engenharia. Foi nomeado Diretor-Geral de Operações em agosto 2021 e administrador executivo da SATA Holding, com as funções de COO (administrador executivo para o sector operacional) em 2023.

Dinis Miguel Carvalho Modesto, é licenciado em Economia pelo ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e tem um Executive Master em Management pela ‘Católica – Lisbon School of Business & Economics’. Conta com mais de 10 anos de experiência como diretor financeiro em diferentes setores e um conhecimento consolidado de 17 anos nas áreas financeira, controlo de gestão e desenvolvimento de negócios. Exerceu recentemente funções de Diretor Financeiro e de Compras da Cellnex Portugal, pertencente à Cellnex Telecom (CLNX), que adquiriu, em 2020, a primeira empresa independente de torres de telecomunicações em Portugal, a OMTEL, em resultado da cisão da unidade TowerBusiness da Altice, um projeto que geriu diretamente. Iniciou a carreira profissional na Portugal Telecom (atual Altice) em 2005, onde teve responsabilidades nas áreas
de planeamento e controlo de gestão, Corporate Finance e M&A, e áreas financeiras, em diversos setores de atividade, incluindo telecomunicações, serviços de saúde, serviços partilhados e serviços financeiros. Ao longo da sua carreira teve a oportunidade de participar em projetos de criação de novas empresas, venda de ativos, implementação de mudanças organizacionais, exploração e implementação de oportunidades de desenvolvimento de negócio.

“É uma grande honra tomar posse como presidente do Conselho de Administração da SATA Holding. Tomei a firme decisão de ficar na companhia, ao lado dos colaboradores e do acionista, neste momento em que estamos a implementar o processo de reestruturação do Grupo e iniciámos o processo de concurso público de privatização da SATA Internacional-Azores Airlines”, referiu Teresa Gonçalves, a nova CEO da SATA Holding.

“Ambos os processos estão em curso, a decorrer normalmente, o que nos deixa tranquilos quanto ao seu desenvolvimento. No que toca ao contexto operacional, estamos a verificar um aumento de procura em relação a 2022, pelo que tudo nos indica que voltaremos a registar um novo recorde de receita, o que reforça a nossa confiança em relação ao futuro” acrescentou Teresa Gonçalves.

 

 

A nova SATA Holding

A SATA Holding tem como objeto a exploração da atividade de transporte aéreo de passageiros, carga e correio e prestação de serviços relacionados. Passou a ser a entidade gestora das companhias aéreas SATA Air Açores e SATA Azores Airlines e da SATA Gestão de Aeródromos.

O grupo de empresas SATA, decorrem da fundação, em 1941, da ‘Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos’. Conta com mais de oitenta anos de história. Tem na sua raiz identitária nos Açores e cedo assumiu o compromisso de combater o isolamento do arquipélago. O grupo é composto por duas transportadoras aéreas (SATA Air Açores e Azores Airlines) e uma entidade gestora dos aeródromos do arquipélago dos Açores. Atualmente, as companhias aéreas SATA operam uma rede de rotas regulares, (regionais, nacionais e internacionais) e desempenham um papel relevante para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...