Número de acidentes aéreos no Brasil baixou no ano de 2015

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O número de acidentes aéreos no Brasil no ano passado foi o mais baixo dos últimos quatro anos, anunciou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), entidade que tem por função abrir os inquéritos e elaborar os relatórios sobre incidentes e acidentes com aeronaves e em aeroportos.

Segundo as estatísticas reveladas no início deste ano pelo CENIPA, registou-se em 2015 uma redução de 16% comparativamente ao ano de 2014. “Essa queda no número de acidentes tem sido percebida desde 2012, com diminuição de 31% no número de acidentes, e é fruto da missão de promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, visando ao progresso da aviação brasileira”, refere uma nota distribuída pela entidade.

A redução é resultado de ações de prevenção realizadas continuamente pelo CENIPA com a participação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), indústria aeroespacial, entidades do Comité Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), empresas e operadores aeronáuticos. “Todos estão comprometidos com a mobilização geral para a segurança de voo”, assegura o CENIPA.

CENIPA Acidentes 2015 600px

Dados preliminares apontam que, em 2015, ocorreram 123 acidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves homologadas com matrícula brasileira, contra 146 acidentes, no ano anterior. A redução é ainda maior ao comparar com 2013, quando houve 160 acidentes. Em 2012, foram 179 acidentes, o maior número nos últimos quatro anos. A diminuição também foi registrada no número de fatalidades, foram contabilizadas 57 mortes, em 2015, 18% a menos que 2014.

Além disso, ações como capacitação de profissionais da aviação e atividades educativas feitas pelos Serviços Regionais de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), elos regionais do CENIPA, auxiliaram na queda do índice de acidentes. Essas ações elevam o nível de comprometimento daqueles que atuam em segurança de voo.

No último ano, 1.459 investigadores e elementos credenciados foram formados pelo Centro, por meio dos cursos ofertados, e foram realizados 164 eventos, entre simpósios, seminários e palestras, atingindo um público de mais de 13 mil pessoas.

Em 2015, o CENIPA também publicou no seu site um total de 187 Relatórios Finais, que visam difundir ensinamentos que auxiliaram órgãos públicos e privados para melhor gerenciamento dos programas de prevenção de acidentes.

  • Informações disponíveis no site do CENIPA

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...