Bem-vindo, !|Sair

OGMA ofereceu mais de 500 estágios a alunos de escola de Alverca

 width=“750” height=

Mais de 500 estágios do Curso Profissional de Técnico de Manutenção de Aeronaves da Escola Secundária de Gago Coutinho, de Alverca do Ribatejo, foram realizados nos últimos 10 anos, com apoio pedagógico da  OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, SA.  Este é um dos marcos que atesta o sucesso da parceria, iniciada em 2006, com o objetivo de formar técnicos qualificados para trabalhar na indústria aeronáutica.

O curso profissional, que concede aos alunos o 12.º ano de escolaridade, iniciou-se no ano letivo 2006/2007, fruto de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Escola Secundária de Gago Coutinho e a OGMA. Através deste acordo, os alunos têm oportunidade de obter conhecimentos teóricos e práticos junto da empresa pioneira da aeronáutica em Portugal, preparando-os para entrarem num mercado profissional dinâmico, competitivo e altamente especializado, como é a indústria aeronáutica.

Para Rodrigo Rosa, presidente e CEO da OGMA, “a criação de oportunidades para formar técnicos especializados é essencial nesta indústria. Apenas com conhecimentos sólidos alicerçados numa experiência prática devidamente sustentada é possível criar massa crítica para responder aos diferentes desafios que a indústria aeronáutica coloca diariamente, não só em Portugal como no mercado global”, sustenta.

“Para a OGMA esta parceria surgiu de forma natural e teve o nosso apoio desde a primeira hora. Para além da necessidade de obter técnicos para a nossa atividade, encaramos esta parceria como um prolongamento do nosso relacionamento com a comunidade. Alverca está intimamente ligada aos aviões e é importante criar condições para que essa tradição se mantenha. O curso da Escola Gago Coutinho é um desses caminhos”, acrescenta Ana Guimarães, diretora de Recursos Humanos da OGMA.

A Escola Secundária de Gago Coutinho traça também um balanço positivo do relacionamento mantido com a OGMA. “A parceria da Gago Coutinho com a OGMA afigura-se exemplar e gratificante conquanto os formandos reúnem, no final da sua formação, requisitos favoráveis ao mercado de trabalho, ocasionando uma mais valia quer para a escola quer para a empresa”, afirma Sérgio Amorim, diretor da Escola.

O plano de estudos do Curso Profissional de Técnico de Manutenção de Aeronaves prevê uma componente de formação sociocultural e de formação científica base, onde se incluem as disciplinas de Português, Língua Estrangeira, Matemática e Física e Química, entre outras, bem como uma componente de formação técnica. Neste domínio os alunos obtém conhecimentos em Tecnologia e Processos, Organização Industrial, Desenho Técnico e Práticas Oficinais. A formação em contexto de trabalho tem uma duração de 600 horas.

Enquanto entidade parceira, a OGMA disponibiliza formadores para 19 módulos do curso. Um conjunto de colaboradores da empresa, devidamente formados e preparados, vai até à escola, partilhando a sua experiência e o conhecimento técnico com os alunos. O curso prevê ainda que os alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos realizem um estágio curricular em cada ano, com duração aproximada de 4 semanas, período durante o qual passam pelas diferentes áreas operacionais da OGMA. Desde o início do curso a empresa já recebeu 206 alunos do 10.º ano, 165 do 11.º ano e 141 alunos do 12.º ano.

Na reta final do curso, os alunos do 12.º ano desenvolvem na OGMA as Provas de Aptidão Profissional, que consistem na realização de tarefas de manutenção nas áreas de estágio. Estas provas são avaliadas por um júri, composto por diferentes entidades, nomeadamente o diretor da Escola e do Curso, um representante externo, ligado à Força Aérea Portuguesa e representantes da OGMA.

A conclusão deste curso pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho, com a obtenção de certificado profissional nível 4 da União Europeia, ou o primeiro passo para consolidar conhecimentos em aeronáutica dado que este curso dá acesso ao Ensino Superior.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica