Parceria internacional acelera lançamento dos voos da GOL em eVTOL

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Cinco destacadas empresas mundiais da aviação e aeroportos anunciaram nesta quinta-feira, dia 2 de junho, a sua intenção de explorar os requisitos de infra-estrutura para implementar os voos de passageiros em veículos eVTOL (aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical) no Brasil ainda nesta década, revela um comunicado conjunto divulgado nas cidades de São Paulo, Dublin, Londres e Nova Iorque.

A parceria inclui a Avolon, que é a segunda maior empresa de aluguer de aeronaves do mundo; a Corporación América Airports, o maior operador mundial de aeroportos do sector privado por número de aeroportos; a companhia aérea brasileira GOL, que é a maior do país; o Grupo Comporte, um dos principais operadores de transportes brasileiros; e a Vertical Aerospace (Vertical), uma empresa aeroespacial e tecnológica que desenvolve e fabrica aviões eVTOL.

A parceria irá explorar e definir a conceção e localização de ‘vertiportos’, bem como outros requisitos de infra-estruturas para operações eVTOL no Brasil. Com o seu bem desenvolvido mercado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) baseado em serviços de helicóptero, ecossistema avançado de aviação e demografia única, o Brasil está prestes a tornar-se um dos mercados pioneiros para serviços eVTOL, incluindo para o VX4 da Vertical.

Cada parceiro traz conhecimentos sectoriais específicos e complementares para colocar em funcionamento as operações de eVTOL no Brasil nesta década. Em particular, a parceria beneficiará da equipa especial da ‘Corporación América Airports’ dedicada à investigação e desenvolvimento do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e da sua experiência de duas décadas na concepção, construção e operação de aeroportos, bem como na gestão do tráfego de passageiros. A Corporación América Airports já desenvolveu a sua própria conceção conceptual de vertiportos e fez progredir a análise do tráfego da AAM em vários países.

Com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução de eVTOLs, como o VX4, irá transformar a forma como as pessoas se movimentam em torno e acima da paisagem urbana, no Brasil. O VX4 permitirá viagens de curto curso com emissões zero que revolucionarão as viagens aéreas urbanas para a vida quotidiana dos brasileiros, alterando a forma como nos ligamos, comutamos e viajamos mais eficientemente, tudo isto de uma forma mais sustentável.

Esta parceria baseia-se no compromisso da GOL e do Grupo Comporte de comprar ou alugar até 250 aeronaves VX4 eVTOL da Vertical à Avolon, anunciado no ano passado (LINK notícia relacionada). Este compromisso levou a Avolon a lançar e liderar um Grupo de Trabalho que visa comercializar aviões eVTOL no Brasil com a Vertical Aerospace, Grupo Comporte e GOL. O Grupo de Trabalho já realizou workshops de familiarização do projeto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para permitir a rápida validação das aeronaves VX4 de quatro passageiros e de zero emissões operacionais pilotadas. O VX4 está projetado para atingir velocidades até 200 milhas, um alcance superior a 100 milhas, estar perto do silêncio quando em voo e oferecer baixo custo por passageiro/milha.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...