PAS 2020 – Primeiro avião construído em Portugal descolará de Ponte de Sor

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro dia da cimeira ‘Portugal Air Summit’ (PAS 2020) ficou marcada pelo anúncio da construção de uma nova unidade fabril em Ponte de Sor, resultado de uma parceria entre a empresa brasileira Desaer e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. O anúncio foi feito por Luís Miguel Braga, Diretor de Aeronáutica e Defesa do CEiiA, que espera “que em 2026 saia de Ponte de Sor a voar a primeira aeronave portuguesa”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, no seu discurso de encerramento dos trabalhos do primeiro dia do evento, que decorre em Ponte de Sor, no Alto Alentejo, confirmou a informação e referiu ter a expetativa de “estar presente no teste da aeronave em 2023”, sublinhando que a construção da nova unidade “será um sinal de que outras empresas do setor virão para Ponte de Sor”.

O primeiro programa aeronáutico completo de Portugal, o ATL-100, que irá desenvolver, fabricar e operar uma nova aeronave ligeira foi apresentado no passado dia 25 de setembro, na cidade de Évora, também no Alentejo, onde estão instaladas algumas referências do cluster da aeronáutica em Portugal. Trata-se de uma parceria entre o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, e a empresa brasileira DESAER (LINK notícia relacionada). A informação agora tornada pública dá conta de que a parte da produção industrial desta nova empresa será em Ponte de Sor, sendo a parte da engenharia desenvolvida em outras regiões do Alentejo, nomeadamente Évora e Beja.

A ministra da Coesão Territorial sublinhou que Ponte de Sor é o local “provavelmente improvável para a realização do Portugal Air Summit”, felicitando a organização e a autarquia pela coragem e ousadia em realizar este evento, contrariando a pretensa interioridade e demonstrando que, mesmo em tempos de pandemia, é possível concretizar projetos destes com todas as normas de segurança. Ana Abrunhosa referiu que o concelho de Ponte de Sor sabe combinar setores tradicionais com os de ponta, que geram empregos qualificados, chamando a atenção para a surpresa que foi encontrar em Ponte de Sor os cerca de 100 jovens investigadores que estão a participar no ‘EuRoc– European Rocketry Challenge’.

Para esta quinta-feira, dia 22 de outubro, está prevista para as 10h00 a assinatura do acordo de entendimento que dará origem à ‘Magellan Orbital’.  Esta empresa irá reunir o conhecimento e a capacidade instalada de importantes atores da indústria nacional de Espaço e Defesa e terá como principal objetivo o desenvolvimento, integração e operação de constelações de pequenos satélites, destinadas à observação terrestre. As entidades fundadoras da ‘Magallan’ são o CEiiA, a Efacec, a Omnidea, a TEKEVER e a IdD – Portugal Defence.

O Portugal Air Summit “é um evento que é um excelente exemplo de conseguir agregar entidades públicas e privadas, um esforço conjunto que dá resultados”, diz Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

Na abertura da 4.ª Edição do Portugal Air Summit   que teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 21 de outubro,  Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, sublinhou a importância do setor aeronáutico para o desenvolvimento de diversas atividades económicas e que, “se é verdade que o setor vive um momento de profunda crise, esta é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância estratégica que tem o setor do Espaço e da Defesa, onde diversas oportunidades na área da transição digital podem ser muito relevantes do ponto de vista económico” e sobre a cimeira referiu que “este é um evento que é um excelente exemplo de conseguir agregar entidades públicas e privadas, um esforço conjunto que dá resultados. Sendo que o setor da aviação irá recuperar e dar grandes oportunidades de desenvolvimento para Portugal”.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor. Fotos ©Enric Vives-Rubio

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, local que acolhe desde há quatro anos este evento internacional, partilhou com a audiência as dificuldades iniciais da decisão de manter ou não o evento em ano de pandemia, concluindo que até o nome “Flying Digital”, que tinha sido escolhido antes do surto de covid-19 acabou por adequar-se.

A Câmara Municipal, junto dos seus parceiros, acabou por concluir que não poderia deixar de realizar esta edição, apesar de ser apresentada este ano num formato distinto, muito apoiada no streaming com menos público presencial.

Por outro lado, sublinha o facto de ser uma edição muito rica, “temos mais de duas dezenas de nacionalidades representadas entre os oradores”, suportado pelas parcerias que já existiam e pela nova associação à Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, que “leva a cabo um evento único ao qual o nome de Ponte de Sor vai ficar ligado indelevelmente. Uma iniciativa a acontecer pela primeira vez na Europa, com uma projeção mundial extraordinária, que pode ser apenas um primeiro passo para algo diferenciador e muito vantajoso para o nosso território”, afirmou, referindo-se ao ‘EuRoc – European Rocketry Challenge’.

O concurso destinado a estudantes universitários envolve o desenho,  conceção e lançamento de foguetões que estão a ser montados durante a cimeira e que serão lançados, durante o fim de semana, numa iniciativa única não só em Portugal, mas também na Europa.

 

Do programa do primeiro dia da cimeira, destaque ainda para o painel que ocupou a manhã com a temática da Aeropolítica, focado na discussão da relevância da Presidência Portuguesa da União Europeia, com a presença do vice-presidente da IATA (sigla da Associação Internacional de Transporte Aéreo), Rafael Schvartzman, Hugo Santos Mendes, secretário de Estado para as Comunicações e Salvatore Sciacchitano, presidente da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil).

Este painel contou também com a presença de Luís Ribeiro, presidente da ANAC; Thierry Ligonnière, presidente executivo da ANA Aeroportos; João Cadete de Matos, presidente da ANACOM; e Manuel Teixeira Rolo, presidente da NAV Portugal.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...