Um piloto espanhol que tripulava um avião ultraleve, acompanhado de sua mulher, morreu neste domingo, 23 de agosto, na queda do aparelho, depois de ter sofrido um desmaio.
O acidente deu-se junto do Aeroporto de San Pablo, em Sevilha, a cerca de 200 quilómetros da fronteira com Portugal, cerca das 13h20 locais, tendo a aeronave se despenhado a cerca de três quilómetros da cabeceira da pista, segundo fontes do aeroporto sevilhano, citadas pelo site espanhol ‘Aerotendencias.com’.
As informações disponíveis dão conta de que o piloto terá ficado inanimado em pleno voo, vítima de doença súbita. A esposa, que não tem conhecimentos sobre pilotagem, conseguiu telefonar a um amigo piloto que alertou as autoridades e lhe deu algumas indicações sobre o controlo do aparelho que estava a ser dirigido para o aeroporto, com conhecimento da torre de controlo aéreo. Contudo, não conseguiu aterrar em segurança, tendo tocado o solo três quilómetros antes, completamente descontrolado.
Na fase de voo e quando foi lançado o alerta da passageira pelo seu telefone móvel, as autoridades fizeram sair um helicóptero da Direcção-Geral de Tráfego (DGT) e um avião ligeiro que encontraram o avião sobre o município de Brenes.
Os meios de socorro, que estavam alertados para a emergência, conseguiram chegar ao local ainda a tempo de libertar a passageira que foi conduzida a um hospital onde está a receber tratamento a graves ferimentos. Infelizmente não foi possível recuperar o piloto que foi encontrado morto entre os destroços calcinados do aparelho. Os Serviços de Emergência Civil admitem que o piloto tenha falecido ainda durante o voo. Contudo, só após as perícias forenses é que será possível ter a certeza do que aconteceu.
- Notícia em atualização – 18h15 UTC