Bem-vindo, !|Sair

Colisão de aviões em festival aéreo na Suíça provoca uma morte

Está a ser um fim-de-semana trágico para a aviação ligeira e para os festivais aéreos na Europa. Depois do desastre de sábado, em West Sussex, na Inglaterra, em que um antigo avião militar ‘Hawker Hunter’ caiu sobre uma auto-estrada provocando sete mortos e diversos feridos (LINK nossa notícia), foi a vez de mais um acidente neste domingo, 23 de agosto, desta vez na Suíça, com o triste saldo de mais uma morte.

Crash DittingenA 23ago2015 600px

Aconteceu pelas 11h30 locais em Dittingen, no norte da Suíça, num festival aéreo, quando dois aviões ligeiros de um trio de aparelhos que atuavam como patrulha acrobática, colidirem em pleno voo. Os dois aviões monomotores caíram sobre casas da localidade, fora da área do aeródromo, despedaçando-se e provocando estragos em residências, como mostram as fotos que circulam já nas redes sociais e nos meios de comunicação online.

Parts of one of two planes which crashed during an air show are seen in the village of Dittingen, Switzerland in this handout photo provided by Kantonspolizei Basel Landschaft on August 23, 2015. Two small planes crashed at an air show in Dittingen, Switzerland, on Sunday, killing at least one person, police said. REUTERS/Kantonspolizei Basel Landschaft/Handout via Reuters ATTENTION EDITORS - FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. IT IS DISTRIBUTED, EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE.

Fotos: Kantonspolizei Basel Landschaft/Transmitida pela Reuters.

A equipa acrobática envolvida neste acidente é alemã e denomina-se ‘German GrassHoppers’. Os aviões são três ultra-leves Comco Ikarus C42, de fabrico alemão. No acidente colidiram o aparelho de matrícula D-MUHH, que se desintegrou no solo e ardeu, nele tendo morrido o piloto, e o de matrícula D-MSON, que caiu junto de uma casa, sobre um muro, e que sofreu diversos estragos, como mostram as fotografias que foram distribuídas pela polícia local. O piloto deste último avião conseguiu saltar de pára-quedas e pousou ileso. O terceiro avião que estava a voar no momento da colisão aterrou sem problemas.

O festival aéreo foi cancelado pela organização, tendo em conta o desastre registado. Os organizadores lamentaram o sucedido e apresentaram condolências à família e aos companheiros do piloto falecido.

  • Notícia atualizada – 19h00 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica