Pista do Aeroporto de Fortaleza com maior extensão operacional

A partir desta quinta-feira, dia 12 de agosto, a extensão da pista de aterragem do Aeroporto de Fortaleza, dois novos taxiways (caminhos de circulação) e as RESAS (áreas de segurança) nas cabeceiras 13 e 31 estarão disponíveis para operação.

Com o processo de homologação concluído, a expansão da pista da infraestrutura aeroportuária da capital do Estado do Ceará, no Nordeste Brasileiro, pode ser plenamente utilizada, possibilitando uma maior segurança para a operação de aeronaves mais pesadas e de maior capacidade.

“Esse é um fator interessante para aeronaves grandes que fazem voos intercontinentais, por exemplo. Elas podem descolar com maior peso e levar mais combustível, tendo assim maior autonomia de voo ou levando mais carga”, comenta Dominik Casanova, gerente de infraestrutura da Fraport Brasil.

Com a expansão de 210 metros, a pista do agora denominado ‘Fortaleza Airport’ passou de 2.545 metros para 2.755m para pousos e descolagens na cabeceira 31.

A outra cabeceira (13) também está com 2.755 metros permitidos para descolagens, mas com 2.613 metros para pousos. Para que extensão possa ser utilizada também para pousos, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) deverá instalar, ainda neste ano, o novo ILS (equipamento de auxílio para pouso).

O processo de homologação passa por vários órgãos, como o CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que aprova as zonas de proteção do aeródromo, o ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), que elabora e emite as novas cartas aeronáuticas, e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que verifica a conformidade da infraestrutura com o RBAC (Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil).

Todas as intervenções de infraestrutura aeroportuária previstas no contrato de concessão foram concluídas pela Fraport Brasil antes do prazo, em julho do ano passado, com segurança e qualidade.

A Fraport Brasil – Fortaleza é uma empresa brasileira, subsidiária da ‘Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide’, que derivou da matriz da empresa que tem a concessão do Aeroporto Internacional de Frankfurt, na Alemanha.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica