A Lufthansa Airlines e a Swiss International Airlines (SWISS), companhias aéreas do Grupo Lufthansa e membros da Star Alliance, acabam de lançar a plataforma de verificação de identidade ‘Star Alliance Biometrics’, com recurso às tecnologias de reconhecimento facial da NEC, nos Aeroportos de Frankfurt e de Munique, na Alemanha.
A NEC Corporation e a Star Alliance têm vindo a cooperar desde julho de 2019 no desenvolvimento de uma plataforma de verificação de identidade utilizando certificação biométrica, e este lançamento nos aeroportos das duas cidades alemães é o primeiro serviço comercial a surgir no âmbito desta parceria.
“Os passageiros que utilizam este serviço podem passar pelo acesso de segurança e pelos portões de embarque sem necessidade de contato físico, através do registo antecipado de imagens do rosto e de informações do passaporte nas aplicações móveis de cada empresa. Essa plataforma conta com o mecanismo de reconhecimento facial da NEC, avaliado como o mais preciso do mundo, para garantir uma certificação de elevada precisão, mesmo quando os passageiros estão a usar máscara”, assegura a NEC, num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, em Lisboa.
Com a disseminação mundial da pandemia de covid-19, a NEC visa assim contribuir para viagens de avião mais seguras e protegidas, ajudando a controlar a propagação de doenças através do controlo nos procedimentos de embarque dos aeroportos, sem necessidade de recurso a contato físico e permitindo o uso de máscara.
Este serviço está disponível para membros do programa de passageiros frequentes ‘Miles & More’ da Lufthansa e da SWISS, que se inscrevam e deem a sua concordância para o uso de informações biométricas. Imagens faciais e informações pessoais de passageiros são codificadas e armazenadas em segurança na plataforma, desenhada de acordo com as leis e os regulamentos de proteção de informações de cada país em que opera, sendo que os nomes dos clientes não são guardados. Além disso, a Star Alliance não usará informações pessoais sem o consentimento dos passageiros.
Mais de 1.700 membros da ‘Miles & More’ já se inscreveram para o novo serviço, com medições sobre o aumento da eficiência de processamento já em curso.