Portugal Air Summit começa nesta quarta-feira no Aeródromo de Ponte de Sor

Os ministros João Gomes Cravinho e Pedro Nuno Santos estarão presentes nesta quarta-feira, dia 13 de outubro, na sessão de abertura do ‘Portugal Air Summit’, evento que é considerado a maior cimeira ibérica do setor aeronáutico, defesa e espaço.

Ao longo de três dias, até ao próximo domingo, dia 17, terão lugar num pavilhão especial montado no Aeródromo de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, uma tenda gigantesca que acolherá dezenas de conferências e de eventos relacionados com o sector aeronáutico, e onde pontuarão outros membros do Governo e entidades regionais, além de conceituados conferencistas, representando as mais destacadas entidades nacionais e europeias envolvidas nas atividades que a cimeira aborda.

No exterior há lugar para exibições de aeronaves diversas e das escolas de aviação nacionais participantes no evento. Muitos populares, como acontecia em anos anteriores [pré-pandemia], estarão presentes e para o fim-de-semana está anunciada a participação em passagem baixa de dois aviões comerciais – um A321LR da TAP Air Portugal, um A330 da Hi Fly – e provavelmente alguns aviões da Força Aérea Portuguesa (FAP) de tipo ainda não revelado

Nesta quarta-feira, dia 13, marcará presença a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que a partir das 12h50, abordará o tema: “Como atrair mais turistas para Portugal – Importância da aviação”.

Na quinta-feira, dia 14, a sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, estando ainda previsto a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e a sessão de encerramento contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Na sexta-feira, dia 15, o Portugal Air Summit contará com a participação do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, na sessão de abertura, e com Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, no encerramento.

A lista de nomes que participarão nas inúmeras conferências organizadas pelo Portugal Air Summit abrange as mais diversas áreas, desde a indústria aeroespacial, através de Castro Henriques, presidente do AICEP; Luís Ribeiro, presidente da ANAC; João Cadete de Matos, presidente da Anacom; ou Ricardo Conte, presidente da Agência Espacial Portuguesa; a temas como a aviação sustentável – outro dos tópicos fortes na edição deste ano –, com Ana Agostinho, Chefe de Sustentabilidade da Hi Fly; César Sánchez López, vice-presidente da AIRBUS para o Sul da Europa e Israel; ou David Waddington, da Zeroe Airbus.

A nível internacional, as atenções centram-se na quinta-feira, dia 14, às 12h30, com a intervenção de Jan-Christoph Oetjen, membro do Parlamento Europeu, que abordará o tema “Céu Único Europeu, é Hora de Agir – A Perspetiva do Parlamento Europeu”, ou no astronauta Marcos Cesar Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, que falará sobre a “A importância do setor aeroespacial e tecnologias associadas”, às 16h00.

Ainda no dia 14, também o painel “Perspectivas para o Sector Espacial em Portugal – Agência Espacial Portuguesa”, merece olhar atento a partir das 16h20, com a presença de Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa. Já Luis Filipe de Castro Henriques, Presidente do AICEP, abordará às 17h00 “A indústria aeroespacial, uma aposta”.

Na sexta-feira, dia 15, serão abordadas temáticas como Economia ou Saúde Mental. João Duque, Professor Catedrático no ISEG explicará qual o ‘Impacto das viagens na economia. Cenários futuros’, enquanto Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, moderará o painel “Saúde Psicológica para um novo começo”. Também a economia e investimento no Alentejo serão discutidos, através do painel: “Investir no Alentejo: Pilares de uma estratégia conjunta de atração de investimento para o Alentejo”, a cargo de Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor. A sessão de encerramento será presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

 

 

“Este programa é a prova do prestígio do Portugal Air Summit e da importância do ‘hub’ aeronáutico no nosso país. A relevância institucional desta cimeira fica bem demonstrada com a presença de vários membros do Governo, bem como de altos responsáveis por entidades cuja importância para a economia nacional, para o seu crescimento e internacionalização é por demais evidente. E, claro, será um prazer receber tantos ‘stackholders’ do setor aeronáutico, com os quais trabalhamos em constância, e que sabemos também sentirem como seus estes cinco dias de debate e encontro em Ponte de Sor”.

  • Nuno Molarinho, CEO da TheRace e organizador do Portugal Air Summit

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica