Portugal Air Summit integra competição europeia de ‘rockets’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A quarta edição do Portugal Air Summit (PAS), a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, realiza-se entre 21 e 23 de outubro deste ano, a partir do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, no Alto Alentejo.

Este ano o evento conta com uma parceria inédita com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space – para a promoção da primeira competição europeia de lançamento de foguetes (designados na linguagem do setor pela palavra inglesa rockets). O ‘EuRoc – European Rocketry Challenge’ ocorre juntamente com o Portugal Air Summit de dias 21 a 23, continuando no fim de semana de 24 e 25 de outubro, num local ermo perto de Ponte de Sor e com todas as medidas de segurança.

Tendo como tema principal “Flying Digital”, o Portugal Air Summit tem, este ano, um formato híbrido, com a presença no local de oradores e convidados, mas com transmissão digital no site da maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica e na MEO.

Tanto o Portugal Air Summit, como o European Rocketry Challenge assumir-se-ão como eventos ‘Covid-19 Safe’. Será posto em prática um plano de contingência, com todas as medidas de segurança e distanciamento necessárias para que o evento decorra de acordo com as práticas e recomendações definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Temas em destaque no Portugal Air Summit – Flying Digital

A edição 2020 do Portugal Air Summit tem início marcado para a manhã do dia 21 de outubro, com uma primeira sessão dedicada à Presidência Portuguesa da União Europeia. Com a presença de Luís Ribeiro, presidente da ANAC, Thierry Ligonnière, presidente executivo da ANA Aeroportos, João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM e Manuel Teixeira Rolo, Presidente da NAV Portugal pretende-se refletir sobre os temas mais prementes do sector da aviação numa fase pós-pandemia.

Simultaneamente decorrerá uma discussão sobre Acesso ao Espaço, destinada a debater a forma como Portugal poderá capitalizar a sua posição única no Atlântico.

Ainda durante a manhã, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, abrirá, por videoconferência, o painel dedicado à importância dos dados de satélite para a criação de emprego, combate ao isolamento e para ação contra as alterações climáticas. Sob o lema Planeta Digital: oportunidades, empregos e negócios associados à observação da Terra, este painel é uma das warm up sessions dos Encontros Ciência 2020, contando com a presença dos presidentes da Portugal Space, Ricardo Conde, AGIF, Agência de Gestão Integrada dos Fogos Rurais, Tiago Oliveira, e Air Centre, Miguel Bello, entre outros.

 

Painel dedicado ao turismo, linhas aéreas e aeroportos

Durante a tarde deste primeiro dia, terá ainda lugar um painel dedicado ao turismo, linhas aéreas e aeroportos, com convidados de relevo ligados ao Turismo de Portugal e a entidades especialistas nesta matéria. Segue-se outro painel dedicado às linhas aéreas e transformação digital, outro sobre legislação aeronáutica, e outro dedicado ao futuro da aeronáutica. A sessão de encerramento do dia de abertura do PAS 2020 será conduzida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Previsto para o dia 22 de outubro, o futuro da Economia estará em destaque nas palavras do Secretário de Estado Ajunto e da Economia, João Neves, bem como em variados outros painéis, destinados a discutir o papel das empresas e da inovação. Incontornável, o tema do combate à pandemia da covid-19 será abordado durante dois painéis na tarde desse dia, envolvendo diversas entidades da área da saúde e do sector farmacêutico. Em simultâneo estarão a decorrer mesas redondas sobre desafios do digital e o futuro dos drones.

A manhã do último dia do evento, 23 de outubro, será marcado por temas como a economia e a internacionalização, com Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP. O tema da cyber segurança no transporte aéreo, utilização do hidrogénio na composição dos aviões e o impacto da Covid-19 no setor das aeronaves não tripuladas serão abordados em algumas das mesas redondas. Ainda sobre a inovação estará presente a Beta-i, uma das principais incubadoras portuguesas. Em discussão estão também os space debries (detritos espaciais). Ainda um painel sobre Global Navigation Satellite Systems (GNSS), outro sobre sustentabilidade entre muitos outros temas em debate.

 

Competição de lançamento de foguetes ‘EuRoc – European Rocketry Challenge’

A Agência Espacial Portuguesa/Portugal Space e a Câmara Municipal de Ponte de Sor associam-se para promover em Portugal o EuRoc – European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de rockets (foguetes), que procura estimular estudantes e investigadores de engenharia na concepção, construção e lançamento dos próprios veículos.

Nesta primeira edição, que se realiza durante o PAS 2020, Portugal estará representado por três equipas portuguesas – Instituto Superior Técnico, Universidade da Beira Interior e Universidade do Porto –, que embora não fazendo um lançamento, acompanharão e observarão a competição, já que dispõem de projetos de criação de veículos deste tipo.

Esta competição europeia baseia-se no legado da ‘Irec-Intercollegiate Rocket Engineering Competition’ iniciada em 2006, hoje mundialmente conhecida como ‘Spaceport America Cup’. Serão cerca de 100 concorrentes, distribuídos por seis equipas, em tendas de 50 metros quadrados para cada equipa.

Durante os dias da Cimeira será possível assistir à montagem das peças dos foguetes por parte das equipas participantes na competição.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...