Portugal sai da ‘lista verde’ do Reino dos Países Baixos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo dos Países Baixos (país europeu que até há poucos meses era designado por Holanda) decidiu retirar Portugal da lista das zonas designadas como “seguras” no âmbito da pandemia de covid-19, desaconselhando aos seus cidadãos, vacinados ou não vacinados, a realização de viagens turísticas ao território continental português. A nova regulamentação entra em vigor nesta sexta-feira, dia 16 de julho.

A par de Portugal, Espanha, incluindo as ilhas espanholas das Canárias e Baleares, e Chipre passam igualmente a estar ‘pintados’ a cor de laranja ou amarela, o que significa que são destinos desaconselhados para viagens não essenciais.

“Infelizmente, o conselho do Instituto de Saúde Pública (RIVM) desta semana mostrou que não é um pico temporário: há uma tendência preocupante nos números de infeções nestas regiões”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Haia.

Todos os cidadãos neerlandeses que se deslocarem para estes destinos necessitam de ter um certificado de vacinação completa há, pelo menos, 14 dias, ou de recuperação da doença covid-19.

Caso contrário, e para pessoas não vacinadas, é necessário ter um teste negativo à covid-19 – um teste PCR (teste molecular) realizado num período máximo de 72 horas ou um teste rápido de antigénio realizado num período máximo de 48 horas – antes de regressar ao território neerlandês.

As pessoas que já se encontram nestes destinos devem apresentar os comprovativos quando regressarem aos Países Baixos a partir do próximo domingo, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, que esclarece que os viajantes não serão submetidos a um período de quarentena no regresso a casa. A diplomacia reconhece o “grande impacto” que esta decisão tem junto dos viajantes, argumentando, no entanto, que viajar para o estrangeiro “é e continua a ser um risco” durante a pandemia.

Na passada segunda-feira, dia 12 de julho, o primeiro-ministro Mark Rutte admitiu que o Governo cometeu um “erro de julgamento” ao relaxar algumas restrições e pediu desculpa, numa altura em que os Países Baixos sofrem um aumento significativo de casos de covid-19.

O Governo tinha autorizado há duas semanas a reabertura de discotecas, mas devido à rápida disseminação da variante Delta do SARS-Cov-2 (caracterizada como mais resistente e mais transmissível), especialmente entre os jovens, decidiu recuar.

Segundo a imprensa internacional, os novos casos nos Países Baixos aumentaram 500% após o levantamento de restrições.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...