Tomás Insausti, presidente da Administração Nacional da Aviação Civil (ANAC) da Argentina, saiu ileso de um acidente com um avião ultraleve que ele próprio pilotava, na sexta-feira, dia 30 de maio, em Carmen de Areco, noticia a imprensa argentina.
O aparelho, um ‘Petrel’, matrícula LV-HKA, sofreu sérios danos estruturais e está destroçado. Segundo relatam jornalistas argentinos Tomás Insausti tinha se deslocado a um ‘churrasco’ e quando deslocou com o ‘Petrel’ de regresso não estaria em condições de pilotá-lo, pelo que o avião só se manteve no ar apenas cerca de 15 segundos.
A aeronave era propriedade da empresa ‘Skymasters’, com a qual o presidente da autoridade de aviação civil argentina terá algumas relações próximas. Algumas fontes referem mesmo que é o proprietário.
O governo argentino demorou a confirmar o acidente, pelo que a imprensa nacional especula que houve uma tentativa de encobrir o facto que, naturalmente, nada abona a postura de Tomás Insausti. Ana Pamela Suárez, presidente da Junta de Investigação de Acidentes de Aviação Civil (JIAAC), é acusada de ter protegido o responsável da ANAC/Argentina, tendo mandado retirar os destroços do avião em tempo recorde, sem realizar a necessária perícia, adianta a imprensa argentina.
Foto © Reportur.com.ar (Argentina)