Presidente da CE testa em Portugal aplicação do certificado digital covid-19

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen testou nesta quarta-feira, dia 16 de junho, à chegada a Lisboa, a aplicação móvel de leitura do sistema de verificação dos certificados digitais Covid-19, que entrarão em vigor no próximo dia 1 de julho.

A aplicação está ainda em fase de testes, a fim de se conseguir a completa operacionalidade com os sistemas semelhantes dos restantes Estados-membros da União Europeia.

O regulamento dos certificados digitais Covid-19 foi aprovado em cerimónia oficial na segunda-feira passada.

À sua partida de Bruxelas, a presidente da Comissão declarou que já tem o seu certificado digital, na medida em que, apesar da entrada em vigor ser só a 1 de julho, cada Estado-membro pode antecipar voluntariamente a sua aplicação, o que fez a Bélgica.

“A Bélgica autoriza desde hoje viajar com o certificado e já o emitem. E aqui está o meu”, disse, ao mesmo tempo que exibia para as câmaras o certificado com o código QR descarregado no seu telemóvel.

Von der Leyen lembrou que, “todos os que já estão integralmente vacinados, ou testaram negativo ou recuperaram da covid-19 podem ter um” certificado, sendo que, neste momento, 15 Estados-membros que já o utilizam, “e a partir de 01 de julho todos os 27 Estados-membros têm de aplicar estes certificados”.

“Vou começar agora a minha digressão pelos 27 Estados-membros no quadro do ‘NextGenerationEU’, o nosso plano de recuperação e resiliência, e estou muito curiosa para testar e ver como funciona este certificado”, concluiu.

Portugal começa a emitir os seus primeiros certificados digitais Covid-19 para cidadãos nacionais ainda durante esta semana.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...