A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou neste sábado, dia 20 de novembro, em Lisboa, que primeira tripulação portuguesa destinada aos novos aviões de transporte militar e logístico KC-390 Millennium terminou o seu curso de formação para este tipo de aeronave e está certificada para entrar em funções.
Na sexta-feira, 19 de novembro, os quatro militares da Força Aérea receberam o diploma numa cerimónia de encerramento do curso presidida pelo Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa, tenente-general João Cartaxo Alves, e pelo Comandante da ALA 2 da Força Aérea Brasileira (FAB), Coronel Gustavo Pestana Garcez.
A primeira tripulação do KC-390 Millennium, composta por dois pilotos-aviadores e dois loadmasters, estava a receber formação naquela aeronave, em Anápolis (Estado de Goiás), no Brasil, desde o passado dia 14 de setembro.
Com a formação teórica e prática ministrada pelo 1.º Grupo de Transporte de Tropa da FAB, os pilotos tenente-coronel Paulo Martins e major Miguel Pousa, juntamente com os loadmasters sargento-ajudante Jorge Lima e primeiro-sargento Hugo Coelho estão de regresso a Portugal como os primeiros portugueses qualificados na nova aeronave KC-390 Millennium.
Portugal adquiriu cinco aparelhos KC-390 Millennium e um simulador, em 2019, que vão equipar a Força Aérea num futuro próximo.