Primeiro A350 XWB da Finnair fez voo inaugural em Toulouse

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Finnair será a primeira companhia europeia a receber e a voar o novo Airbus A350XWB. A primeira aeronave deste modelo destinada à transportadora finlandesa, realizou o primeiro voo de teste em Toulouse (França) na quinta-feira, dia 17 de Setembro. Seguem-se agora alguns procedimentos de testes e certificação do equipamento da aeronave e de voo, já na presença dos engenheiros e pilotos da Finnair.

Este é o primeiro de uma encomenda de 19 aparelhos do mais recente modelo de longo curso da fábrica europeia que irão renovar a frota da companhia nos próximos meses. O primeiro voo comercial de longo curso do A350XWB finlandês será entre Helsínquia e Xangai, na China, a 25 de Outubro deste ano. A configuração anunciada é de 297 lugares,s endo 46 em Classe Executiva, 43 em Económica ‘Comfort’ (primeiras cinco filas da Económica com assento melhorado e serviço distinto) e 208 em Económica.

Logo após a receção do primeiro avião A350XWB a Finnair propõe-se realizar diversos voos para destinos europeus, a partir do dia 5 de Outubro, para treino das tripulações, o que decorrerá durante 20 dias até à aeronave ficar dedicada apenas aos voos de longo curso.

Os novos aviões A350XWB irão substituir a frota de sete A340 e oito A330-200 que hoje fazem os voos intercontinentais da companhia. A frota de A340 terá o seu ‘phase-out’ até ao final de 2017, estando previsto no contrato de aquisição dos A350 que quatro deles serão devolvidos à Airbus.

O programa de chegada dos aviões A350 está desenhado para serem recebidos quatro aviões até final do corrente ano, sete entre 2016 e 2017 e os restantes oito chegarão à Finlândia entre 2018 e 2023, segundo anunciou a companhia.

A integração do novo A350 nas rotas de longo curso da Ásia tem o seguinte ordenamento: Helsínquia-Xangai (China) a 25 de outubro próximo; Helsínquia-Pequim (China) a 21 de novembro; Helsínquia-Banguecoque (Tailândia) a 4 de dezembro; Helsínquia-Hong Kong (China) a 1 de fevereiro de 2016 e Helsínquia-Singapura a 5 de maio de 2016.

A Finnair é a terceira companhia no mundo a operar com oA350XWB, depois da Qatar Airways e da Vietnam Airlines. Até à data a Airbus recebeu 782 encomendas deste novo avião de longo curso, da parte de 40 clientes, revelou a construtora aeronáutica nesta semana ao anunciar o sucesso do voo inaugural da primeira aeronave do modelo com as cores finlandesas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...