O primeiro avião Airbus A321 totalmente montado nos Estados Unidos da América já saiu da oficina de pintura na semana passada e entrou em fase de ensaio de equipamentos e motores, estando previsto realizar o seu voo inaugural de teste na próxima Primavera, anunciou a construtora aeronáutica europeia.
O novo avião destina-se à companhia norte-americana de baixo custo JetBlue, cujas cores já ostenta, e foi pintado nas oficinas da MAAS Aviation, instaladas também no denominado ‘Mobile Aeroplex’, zona industrial de Brookley, no Estado de Alabama, onde a Airbus abriu a sua Linha de Montagem Final (FAL) nos EUA, a quarta a nível mundial, em setembro do ano passado.
Na FAL de Brookley, onde trabalham cerca de 300 pessoas, a Airbus espera montar 40 a 50 unidades da família A320 por ano. A abertura das instalações fabris no Alabama permitiu à Airbus uma maior aproximação aos seus clientes na América do Norte, que se tem revelado um mercado potencial para os aviões europeus de um único corredor. Um investimento avaliado em cerca de 600 milhões de dólares norte-americanos.