Bem-vindo, !|Sair

Primeiro ATR42-600 da PGA – Portugália Airlines aterrou em Lisboa – (Actualizada)

Chegou na quinta-feira, dia 19 de Junho, a Lisboa o primeiro dos dois aviões ATR42 para a PGA Portugália Airlines que irão substituir os dois Beechcraft 1900D que voam em rotas da TAP até final do corrente mês e que são operados pela OMNI – Aviação e Tecnologia, sob a designação PGA Express.

O avião da foto é um ATR 42-600 com o número de série 1011, matrícula CS-TRU, e vai ser operado pela White Airways num contrato que se inicia no dia 1 de Julho. O segundo avião, que chegará no dia 28 do corrente mês de Junho, será um ATR72-500 com 66 lugares e ficará ao serviço até ao final de Setembro, quando chegará a Portugal o segundo ATR42-600, igual ao da foto que ilustra esta notícia, e que tem o número de série 1016.

Como foi noticiado no passado mês de Maio, a TAP abrirá uma nova linha entre Lisboa e Oviedo, a partir de 1 de Julho, o que apenas é possível, porque a PGA mudou a frota que este neste momento para aeroportos secundários de Espanha. Essa foi a 11ª nova rota que a TAP anunciou este ano, e desta vez tendo em vista o reforço da liderança da companhia aérea portuguesa no transporte de passageiros entre os dois países da Península Ibérica.

Oviedo passa a ser a oitava cidade espanhola com voos directos da TAP, juntando-se a Madrid e Barcelona (com ligações directas desde Lisboa, Porto e Funchal), Sevilha, Corunha, Bilbau, Málaga e Valência.

A frota de ATR, cada avião com capacidade para transportar 46 passageiros (muito superior aos 19 que é a lotação do B1900D) permite “uma maior autonomia de voo e uma melhoria do serviço a bordo e consequente satisfação do cliente, maior fiabilidade, assentos mais confortáveis, baixo nível de ruído, redução do tempo de imobilização no chão, melhoria do rácio custo-eficácia, possibilidade de operar em voos mais longos com opções mais amplas de utilização, menor consumo de combustível/passageiros/km e menor emissão de CO2”, refere um comunicado de imprensa distribuído pela TAP no passado dia 21 de Março.

Os dois aviões ATR com as cores da PGA, companhia integrada na rede da TAP, serão operados por pilotos e pessoal de cabina da responsabilidade da White Airways, a segunda maior companhia portuguesa de voos charters e de aluguer de aeronaves.

 

  • Foto de Eduardo Ferreira de Almeida, distribuída pela ANA – Aeroportos de Portugal
  • Notícia actualizada em 22 de Junho de 2014

4 Comments

  1. Mas porquê um avião da White, com tripulação da mesma, voa com pintura PGA? Não faz muito sentido, no mínimo deviam voar todas, inclusive a PGA, com as cores da TAP.

  2. O avião da foto é um ATR 42-600 com o número de série 1011, matricula CS-TRU, vai ser operado pela White Airways num contrato que se inicia no dia 1 de Julho. O segundo avião que chegará no dia 28 é que será da série 500, mas será um 72-500 com 66 lugares e que ficará ao serviço até ao final de Setembro, quando chegará o segundo 42-600 igual ao da foto com o número de série 1016. Espero desta forma ter esclarecido o equívoco.

    • Catanho Fernandes

      Procederemos de imediato à rectificação, tendo em conta a origem fidedigna da fonte que procedeu ao esclarecimento anterior. Agradecemos a oportuna explicação.

    • Atenção os MSN dos aviões CS – TRU e CS – TRV são respectivamente 1002 e 1005.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica