Primeiro treino de acrobacia de Santiago Sampietro contou com brasileiro Francis Barros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Foi o primeiro treino de acrobacia do ano. Novamente em Santarém, Portugal,  Claude Bessière (Coco), o ex-treinador da selecção francesa, veio orientar Santiago Sampietro, o único piloto da categoria ilimitada a competir por Portugal e Francis Barros.

Treinos Selecção Luso-Brasileira
Francis Barros

 

Convidado por Coco, o piloto brasileiro aceitou sem hesitações o desafio porque “treinar com alguém que está na mesma categoria, significa evoluir mais depressa”. E depois de dois dias a voar em Santarém não se esquece de acrescentar que é um local espectacular, muito sossegado, e com a pista numa orientação diferente da caixa onde acabam por fazer as figuras, perspectiva diferente e mais difícil, mas óptima para o treino.
Francis Barros pertence a um grupo de pilotos restrito que executa a manobra de looping ao mesmo tempo que faz tonneaux, apesar de Coco afirmar que ainda lhe falta algum treino para a desempenhar de forma limpa e correcta. O brasileiro, que treina normalmente em Porto Alegre, quando não está a voar A330 pela Avianca, também está dedicado à Red Bull Air Race, competindo na Challenger Cup. No entanto, na primeira prova do campeonato em Abu Dhabi acabou desqualificado porque voou baixo demais: “foi o entusiasmo”, brinca.

 

Treinos Selecção Luso-Brasileira

 

Claude Bessière elogiou, entretanto a atuação de Santiago Sampietro no Campeonato da Europa de 2014, afirmando que o objectivo de qualificação e de fazer os dois programas de forma correcta foram cumpridos. E tudo no primeiro ano em que o piloto italiano, a viver em Portugal já há vários anos, competiu em ilimitado. “Este ano é a preparação para o Campeonato do Mundo” que se realizará de 20 a 29 de Agosto em Châteauroux-Déols, 250 quilómetros a sul de Paris. Santiago diz que para este desafio quer “evitar ficar entre os dez últimos”. “Vamos evoluindo mas só daqui a 5 ou 6 anos é que estaremos em condições de ficar no pelotão da frente”.

Treinos Selecção Luso-Brasileira
Santiago Sampietro – Claude Bessière – Francis Barros

 

E Coco Bessière não terá mãos a medir para este campeonato, uma vez que foi convidado a treinar a selecção norte-americana, da qual fazem parte nove pilotos onde se incluem nomes como o de Rob Holland, Goody Thomas (capitão) ou Jeff Boerboon.
Já o único português a voar acrobacia por Portugal, Jorge Fachadas, ainda não decidiu se competirá ou não. No entanto, a entrar na lista para o Campeonato do Mundo, “deverá ser na categoria de avançado”. “Sem apoios financeiros é difícil voar as horas necessárias para dar o salto para ilimitado”, assegura.

Treinos Selecção Luso-Brasileira

Aeronave utilizada nos treinos

O Extra Extra 330SC é um mono-motor, de um lugar, capaz de competir na categoria de Unlimited ou free-style em provas acrobáticas.

É alimentado por um motor de seis cilindros, Lycoming AEIO-580 com 315 cavalos.Foi desenhado em 1987 por Walter Extra um conhecido campeão de acrobacia alemão. O primeiro exemplar deste modelo voou pela primeira vez a 6 de Maio de 1992, e recebeu a certificação em dois anos depois.

 

Fotos: André Garcez©

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...