Processo de privatização de 49% da Azores Airlines será retomado no final do ano

Os procedimentos para a alienação de 49% da Azores Airlines, companhia do Grupo SATA, que se dedica aos voos para fora do arquipélago dos Açores, serão conhecidos após publicação oficial, até final do corrente ano.

“Até ao final do ano 2019 está prevista a publicação dos procedimentos de alienação da participação da Naval Canal, Lda., detida pela Portos dos Açores, S. A., e de 49% do capital social da SATA Internacional – Azores Airlines, S. A.”, é referido nos documentos que compõem a proposta de Plano e Orçamento do Governo Regional dos Açores para 2020, entregues no parlamento regional esta semana.

Em março passado, a Secretaria Regional dos Transportes do Governo dos Açores havia indicado que o procedimento de alienação de 49% da Azores Airlines seria lançado até ao final do primeiro semestre deste ano, mas tal prazo não se concretizou.

O primeiro concurso para a privatização de 49% da empresa foi anulado em novembro do ano passado, após a divulgação de documentos que causaram um “sério dano ao grupo SATA e aos Açores”, anunciou, na altura, o Governo dos Açores.

Numa nota enviada na mesma ocasião à imprensa, o executivo indicou ter dado “orientações ao conselho de administração do grupo SATA para anular” o concurso público de privatização de 49% do capital social da Azores Airlines “e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo”.

Em causa estiveram notícias da RTP/Açores, citando documentos privados da comissão de inquérito do parlamento açoriano ao setor empresarial público, que indicavam não haver uma proposta formal apresentada pelos islandeses da Icelandair – única entidade qualificada para a segunda fase da alienação –, mas antes o intuito de abrir um período de negociações com a SATA.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica