A construtora aeronáutica brasileira Embraer distribuiu nesta quinta-feira, dia 10 de maio, um comunicado em que revela que o incidente ocorrido no último dia 5 de maio com o protótipo 001 do avião de transporte militar e logístico KC-390, matrícula PT-ZNF, resultou em danos nos trens de aterragem e na fuselagem da aeronave, mas que a previsão de entrega da primeira unidade do modelo no quarto trimestre deste ano, se mantém, conforme o cronograma anunciado anteriormente pela empresa.
“Foram identificados danos extensos nos três trens de pouso da aeronave, além de avarias à parte estrutural da fuselagem”, afirmou a Embraer. A companhia acrescentou que está avaliando a possibilidade de transferir alguns testes no modelo para o segundo protótipo do avião e também para as “primeiras aeronaves de série que já se encontram em estágio avançado de montagem”.
O protótipo 001 do KC-390 saiu de pista na passada sexta-feira, dia 5 de maio, no Aeroporto Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo, que é utilizado pela Embraer para testar os seus aviões novos, quando a aeronave fazia um teste de pouso a alta velocidade, segundo indicações de meios aeronáuticos brasileiros (LINK notícia relacionada).
Entretanto o blog ‘Orbis Defense’ publicou nesta quinta-feira, dia 10 de maio, diversas fotografias do incidente que mostram a extensão dos estragos sofridos pela aeronave e que, pelo menos, exteriormente, confirmam que o aparelho ficou bastante danificado.
- As fotos aqui publicadas são reproduzidas do blog brasileiro ‘Orbis Defense’, encontrando-se online sem qualquer limitação ou identificação de autor.