Qatar Airways reforça participação no ‘International Airlines Group’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O IAG, segundo maior grupo de aviação comercial da Europa (que controla as companhias British Airways, Iberia, Iberia Express, Vueling, Aer Lingus e Level, anunciou na semana passada que o seu maior acionista, a companhia árabe Qatar Airways, reforçou a sua participação no capital social de 21,4% para 25,1%.

A informação não esclarece a quanto ascendeu o investimento, nem se se tratou da aquisição de novas ações ou compra em Bolsa, mas a imprensa britânica realça que, embora exista ainda a limitação de 49% de capital de uma companhia europeia por investidores de fora do continente, com mais de 25% do capital um acionista pode bloquear decisões.

As notícias destacam ainda que a Qatar também tem participações no Grupo LATAM Airlines, na China Southern, na Catay Pacific, na Air Italy (empresa que está em liquidação) e este mês anunciou que entrará para o capital da RwandAir.

A Qatar Airways é detida pela ‘Qatar Investment Authority’, fundo soberano do Qatar que também é o segundo maior investidor no Aeroporto de Londres/Heathrow, que é o maior aeroporto europeu, em termos de movimento.

O comunicado em que o IAG anuncia o reforço da participação pela Qatar Airways cita uma declaração de Akbar Al Baker, presidente executivo da companhia árabe, em que destaca que o investimento feito no IAG tem sido “altamente bem sucedido” e que o reforço da participação é “demonstração do nosso continuado apoio à estratégia do IAG”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...