Um helicóptero Mil Mi-8MTV da companhia aérea Valan International Cargo Charter, matrícula ER-MHR, despenhou-se neste domingo, dia 2 de setembro, no Afeganistão, matado 12 das 14 pessoas que seguiam a bordo.
A bordo do aparelho estavam três tripulantes, de nacionalidade ucraniana, e mais 11 passageiros, dos quais quatro soldados e seis polícias.
As notícias conhecidas, distribuídas pelas agências de notícias afegãs, indicam que o helicóptero caiu, pelas 07h30 locais, de uma altura de 15 metros, quando estava a levantar voo numa base militar em Shaheen. Dirigia-se para a província de Faryab. Pegou fogo de seguida e apenas sobreviveram um tripulante e um passageiro, que foram levados para o hospital da base militar.
A Valan International Cargo Charter é uma companhia de serviços aéreos registada na República Moldova, na Europa Oriental, que trabalha com aviões de asa fixa Antonov e helicópteros Mil Mi-8, para agências da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Cruz Vermelha, e para diversas organizações humanitárias com base em países ocidentais. A maioria dos tripulantes são de origem ucraniana.
No passado dia 4 de agosto, caiu um outro helicóptero Mi-8, após colidir no ar com outra unidade do mesmo modelo que transportava carga dependurada, na Sibéria (Rússia). A queda do aparelho, de registo russo, provocou 18 mortos (LINK notícia relacionada).
- Na imagem de entrada vemos o helicóptero que caiu neste domingo, dia 2 de setembro, no Afeganistão. Foto © Leo Larsen