Receitas das companhias do Grupo SATA ultrapassaram os 395 milhões de euros em 2023

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As companhias aéreas do Grupo SATA, Azores Airlines e a SATA Air Açores, alcançaram em 2023, pelo segundo ano consecutivo, resultados de crescimento muito consistentes, atingindo 2,4 milhões de passageiros transportados e mais de 28.400 voos. As receitas ultrapassaram os 395 milhões de euros, comprovando uma melhoria sustentada dos resultados, apesar dos desafios em termos de custos, anunciou o grupo português de aviação comercial, que tem a sua sede na cidade de Ponta, ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

A Azores Airlines teve, pelo segundo ano consecutivo, o seu melhor ano de sempre em termos de passageiros transportados, com 1.445 mil passageiros (+33% face a 2022), alcançando 285,8 milhões de euros de receitas (+35% que em 2022). O EBITDA positivo de 21,6 milhões de euros, quatro vezes superior a 2022, reflete a continuação do bom desempenho operacional da companhia.

A SATA Air Açores, que se dedica ao transporte interilhas no arquipélago, obteve o melhor ano de Receitas de sempre, ascendendo a 109,5 milhões de euros e um EBITDA de 11,4 milhões de euros. A companhia realizou mais 1.423 voos interilhas que em 2022, num total de 18.737 voos. O número de passageiros transportados situou-se nos 952 mil, o que representou um crescimento de 14% (+114 mil passageiros) em comparação com o ano anterior. A companhia liquidou em setembro de 2023 o financiamento contraído junto da JP Morgan (60 milhões de euros), o que permitiu uma poupança de cerca de 18 milhões de euros até 2026.

Sobre o Grupo SATA

O grupo de empresas SATA decorre da fundação, em 1941, da ‘Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos’.  Conta com mais de oitenta anos de história.  Tem a sua raiz identitária nos Açores e assume o compromisso de combater o isolamento do arquipélago. As companhias aéreas do Grupo SATA abraçam a missão de construir pontes aéreas entre os Açores e o Mundo.

Atualmente, a SATA Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares, (regionais, nacionais e internacionais) e desempenha um papel relevante para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores. Opera com frota Airbus A320ceo, A320neo, Airbus A321neo e A321neo LR.

Por seu lado, a SATA Air Açores voa, essencialmente, entre as nove ilhas do arquipélago e assegura a mobilidade de pessoas e bens no interior do arquipélago dos Açores. Opera com frota DHC Dash 8-400 e DHC Dash 8-200.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...