Receitas das companhias do Grupo SATA ultrapassaram os 395 milhões de euros em 2023

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As companhias aéreas do Grupo SATA, Azores Airlines e a SATA Air Açores, alcançaram em 2023, pelo segundo ano consecutivo, resultados de crescimento muito consistentes, atingindo 2,4 milhões de passageiros transportados e mais de 28.400 voos. As receitas ultrapassaram os 395 milhões de euros, comprovando uma melhoria sustentada dos resultados, apesar dos desafios em termos de custos, anunciou o grupo português de aviação comercial, que tem a sua sede na cidade de Ponta, ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

A Azores Airlines teve, pelo segundo ano consecutivo, o seu melhor ano de sempre em termos de passageiros transportados, com 1.445 mil passageiros (+33% face a 2022), alcançando 285,8 milhões de euros de receitas (+35% que em 2022). O EBITDA positivo de 21,6 milhões de euros, quatro vezes superior a 2022, reflete a continuação do bom desempenho operacional da companhia.

A SATA Air Açores, que se dedica ao transporte interilhas no arquipélago, obteve o melhor ano de Receitas de sempre, ascendendo a 109,5 milhões de euros e um EBITDA de 11,4 milhões de euros. A companhia realizou mais 1.423 voos interilhas que em 2022, num total de 18.737 voos. O número de passageiros transportados situou-se nos 952 mil, o que representou um crescimento de 14% (+114 mil passageiros) em comparação com o ano anterior. A companhia liquidou em setembro de 2023 o financiamento contraído junto da JP Morgan (60 milhões de euros), o que permitiu uma poupança de cerca de 18 milhões de euros até 2026.

Sobre o Grupo SATA

O grupo de empresas SATA decorre da fundação, em 1941, da ‘Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos’.  Conta com mais de oitenta anos de história.  Tem a sua raiz identitária nos Açores e assume o compromisso de combater o isolamento do arquipélago. As companhias aéreas do Grupo SATA abraçam a missão de construir pontes aéreas entre os Açores e o Mundo.

Atualmente, a SATA Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares, (regionais, nacionais e internacionais) e desempenha um papel relevante para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores. Opera com frota Airbus A320ceo, A320neo, Airbus A321neo e A321neo LR.

Por seu lado, a SATA Air Açores voa, essencialmente, entre as nove ilhas do arquipélago e assegura a mobilidade de pessoas e bens no interior do arquipélago dos Açores. Opera com frota DHC Dash 8-400 e DHC Dash 8-200.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...