O sistema Genesys Aerosystems HeliSAS (Helicopter Stability Augmentation System) e o piloto automático aprovados pela FAA para o helicóptero Robinson R66, no início do ano, estão agora disponíveis no helicóptero mais vendido do construtor americano, o R44. A opção de piloto automático no R44 dispõe das mesmas funcionalidades do R66, incluindo o aumento de estabilidade básica, manutenção de direcção, manutenção de altitude, tracking de sinal de navegação e orientação na aproximação.
Um voo de teste e a certificação do programa pela FAA asseguram as qualidades de conforto do voo e que as características de redução de trabalho para a instalação do piloto automático no R66 foram transpostas para o R44.
O piloto automático está agora disponível nos helicópteros R44 e R66 equipados com o Aspen EFD 1000H Primary Flight Display (PFD), mais leve e menos dispendioso que o Garmin G500H já aprovado para o R66. O PFD Aspen cabe no espaço standard do painel de instrumentos dos R44 e R66, com os controlos do piloto automático localizados na consola dos aviónicos. O trim adicional e os botões off estão localizados no cíclico.
O custo de uma instalação de piloto automático com o PFD Aspen é de 60.200 dólares (53.846 euros). Um dos vários modelos de navegador Garmin GTN também é necessário e não está incluído neste valor.