O ministro da Aviação do Brasil, Guilherme Ramalho, entregou na quarta-feira, dia 24 de fevereiro, as obras de reconstrução do pátio de aeronaves (zona de estacionamento e de embarque e desembarque de passageiros) e de modernização da área comercial no segundo pavimento do terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro.
A visita ministerial teve ainda por intenção verificar como o terminal está se preparando para os Jogos Olímpicos, a pouco mais de 150 dias do mega evento.
Nas obras de reconstrução do pátio de aeronaves e de reforma da área comercial no segundo pavimento do terminal de passageiros foram investidos 57,5 milhões de reais – 46,5 milhões no pátio e 11 milhões no segundo pavimento.
“O novo Santos Dumont oferece elevado nível de conforto ao passageiro e ao morador da cidade, que agora pode aliar compras e prazer numa das paisagens mais bonitas do mundo”, afirmou o ministro.
Guilherme Ramalho acredita que a expansão comercial do aeroporto aliada à sua localização privilegiada, com a Baía de Guanabara de um lado e o centro da cidade de outro, vai tornar o Santos Dumont um espaço de convivência disputado na cidade.
A nova zona de estacionamento de aeronaves ganhou uma nova posição de desembarque remoto (quando a aeronave efetua procedimentos de embarque/desembarque sem auxílio de pontes). O Santos Dumont passa a ter 22 posições: oito assistidas por pontes e 14 remotas. A reconstrução de 75,3 mil m² do pátio foi executada em dez etapas, planeada para reduzir o impacto na operação aeroportuária. O antigo revestimento do pátio foi totalmente demolido. A nova estrutura foi reforçada, foi implantado um novo sistema de drenagem de solo e aplicado novo pavimento de concreto, além de sinalização horizontal.