SATA abandona voos regulares para Madrid, Amsterdão e Paris

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A SATA Internacional vai abandonar no próximo ano as rotas de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores, para Madrid (Espanha), Amesterdão (Holanda) e Paris (França), na sequência da decisão tomada em 2013 de “abandonar progressivamente” rotas deficitárias, afirmou o secretário regional do Turismo e Transportes.

“No próximo ano serão abandonadas mais três rotas entre Ponta Delgada, Madrid, Amesterdão e Paris”, afirmou Vítor Fraga nesta segunda-feira, na audição da comissão de inquérito da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ao Grupo SATA, lembrando que em 2014 terminou a rota entre Ponta Delgada e Copenhaga (Dinamarca) e já este ano entre Ponta Delgada e Estocolmo/Arlanda (Suécia).

Vítor Fraga adiantou que “o Governo dos Açores deu indicações precisas à SATA (enquanto principal accionista da empresa)”, desde 2009, para “efectuar um conjunto de rotas” com o objectivo de servir a região e, embora “se admitisse que pudessem estar no vermelho, teriam de ser sustentadas por um conjunto de outras rotas” da companhia aérea açoriana.

“A partir de 2013, em que houve um conjunto de acções que levaram à degradação efectiva dos resultados da empresa, isso deixou de se verificar”, disse Vítor Fraga, acrescentando que a decisão tomada foi a de “abandonar progressivamente” as rotas deficitárias para “garantir a sustentabilidade da SATA e atenuar os impactos negativos na economia regional”.

Segundo o governante, foram abandonadas rotas que não serviam os interesses da região, apontando, por exemplo, o caso da Madeira, que deu prejuízos de três milhões de euros em 2013, e o Brasil, com prejuízos de um milhão de euros.

Questionado sobre a intenção da SATA começar a voar para Cabo Verde, o secretário regional do Turismo e Transportes referiu que “o desenvolvimento de uma nova rota não se faz de um dia para o outro”, acrescentando que, tanto quanto sabe, “a solução está a ser estudada para ser implementada quando possível”.

 

A audição de Vítor Fraga foi a última audição presencial no âmbito da referida comissão de inquérito ao Grupo SATA, sendo que serão ouvidos ainda, mas por escrito, o actual presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e o antigo presidente do Executivo e actual deputado na Assembleia da República, Carlos César.

O Grupo SATA tem duas companhias aéreas, a SATA Internacional, dedicada a voos para fora do arquipélago dos Açores, e a SATA Air Açores, que assegura as ligações inter-ilhas. Propriedade do Governo Regional dos Açores, passa presentemente por um processo de reestruturação interna e operacional e de redimensionamento da sua frota.

Os Açores é um arquipélago de nove ilhas habitadas, no Atlântico Norte, que formam uma das duas regiões autónomas portuguesas. A outra região é também formada por um arquipélago, o da Madeira, mas este com apenas duas ilhas habitadas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...