A SATA Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, S.A. foi a única companhia aérea que apresentou uma proposta de habilitação à concessão do serviço público de transporte aéreo regular no interior da Região Autónoma dos Açores, em Portugal, por um período de cinco anos, anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 5 de agosto, o Governo Regional.
A proposta da SATA Air Açores, no valor total de cerca de 140 milhões de euros, surge na sequência do lançamento do procedimento de concurso público, com publicidade internacional, para a formação de um contrato de concessão, cujo prazo terminou ao final do dia de quarta-feira, 4 de agosto. Aquando do anúncio cinco empresas mostraram-se interessadas no procedimento, mas no final de contas, apenas a companhia regional, que detém a concessão há vários anos, formalizou uma proposta.
Caberá agora ao júri analisar a proposta apresentada pela SATA Air Açores e submeter ao secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, um relatório fundamentado para efeitos de adjudicação.
A SATA apresentou uma proposta no valor de 139.999.590,00 euros para os cinco anos do contrato, o que representa cerca de 28 milhões de euros por ano.
A SATA Air Açores voa entre as nove ilhas do arquipélago dos Açores com aviões DHC Dash 8-200 (dois aparelhos) e DHC Dash 8-400 (quatro).
- Foto © Rui Medeiros