Shaesta Waiz, primeira aviadora civil afegã, vem ao ‘Portugal Air Summit’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Shaesta Waiz é uma presença confirmada no ‘Portugal Air Summit’ (PAS 2019), evento organizado numa parceria da empresa ‘TheRace’ com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, informou a organização.

A afegã, que nasceu num campo de refugiados e hoje ostenta o título de primeira piloto aviadora civil deste país asiático, será convidada especial do maior encontro aeronáutico da Europa, que decorrerá na cidade alentejana de Ponte de Sor entre 30 de maio e 2 de junho.

A jovem piloto, de 31 anos, será oradora no segundo dia do Portugal Air Summit. Já no dia 30, a piloto terá oportunidade de falar com várias moças com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, uma conversa que pretende desafiá-las a procurar atingir os seus objetivos e sonhos.

A presença de Shaesta Waiz prende-se com a sua história de vida, a sua condição feminina e, por via disso, a força que representa para outras mulheres. Para além da sua inegável qualidade enquanto aviadora de excelência, tem lutado pela igualdade entre géneros, sendo por isso uma inspiração internacional.

 

Uma história de luta e resiliência

Shaesta Waiz nasceu em 1987 num campo de refugiados no Afeganistão. Ainda bebé, a sua família viu-se compelida a fugir para os Estados Unidos, onde teve que ultrapassar inevitáveis barreiras linguísticas e culturais. Anos mais tarde, e sem regressar ao país de origem, foi mesmo na América que Shaesta frequentou o curso de piloto, mais concretamente em ‘Embry-Riddle Aeronautical University’, em Daytona, no Estado da Florida. E com isso tornou-se a primeira aviadora civil do Afeganistão com este título.

Conhecida pela sua determinação, é também a mais jovem piloto a viajar sozinha pelo mundo num avião monomotor (LINK notícia relacionada). As suas viagens permitem-lhe efetuar escalas em diferentes países, onde se encontra com outras mulheres com as quais partilha as suas histórias e convicções. Em todos estes momentos pretende demonstrar que é possível sermos o que desejamos, mas que tal não é possível sem grande esforço e resiliência.

É sob a premissa de que o sonho comanda a vida que Shaesta Waiz fundou em 2016 a ‘Dreams Soar’, uma organização não governamental que incentiva jovens de ambos os sexos a lutar pelos sonhos, ultrapassando preconceitos, religiões, etnias, nacionalidades, género ou cultura. Esta organização tem também como missão inspirar outras mulheres a integrarem a área STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e acabar com o estigma que estas profissões são de cariz masculino. Para o efeito, dá o seu exemplo como demonstração que esta é uma aspiração ao alcance de todos.

 

  • Foto © Ashley Buckley_Indie Atlantic Films

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...