A companhia aérea comercial privada angolana SJL Aeronáutica estendeu, a partir desta semana, os seus serviços à província do Huambo, apresentando-se como concorrente direta da TAAG-Linhas Aéreas de Angola, a única transportadora aérea que operava nesta região do interior do País.
A notícia foi divulgada pela agência de notícias nacional ‘Angop’ que cita o chefe de escala da SJL Aeronáutica no Huambo , NKosi-Mbala. O voo Huambo-Luanda (ida e volta) está a ser feito com uma aeronave do tipo Embraer 135, com capacidade para 40 passageiros.
São realizados seis voo semanais – às quartas-feiras não há ligações – e os bilhetes de passagem, ida e volta, estão a ser vendidos a 60 mil kwanzas, contra os 78.828 da TAAG que não opera na segunda-feira.
Nkosi-Mbala afirmou que a empresa pretende, caso a demanda justifique, passar a operar com um aparelho de maior capacidade que o atual, anunciando, para este ano, a abertura das rotas Huambo/Bié e vice-versa, Huambo/Benguela e vice-versa.
A SJL Aeronáutica é uma companhia aérea angolana criada em 2005, com objectivo de operar voos comerciais e charter em Angola. No princípio tinha como foco o transporte aéreo de passageiros e mercadorias das províncias do norte do país (Cabinda, Uige e Zaire)
Além da província do Huambo a empresa também opera na rota Luanda/Luena, Luanda/Dundu e Luanda/Saurimo. Desde 2010 que a província do Huambo deixou de contar com empresas privadas de transporte aéreo.
- Foto ©Valdemar Botelho