Bem-vindo, !|Sair

Sonaca 200 passou testes de estática e de fadiga estrutural


 

O novo monomotor Sonaca 200, da construtora belga Sonaca Aircraft, passou com distinção os testes de estática e de fadiga estrutural a que foi sujeito pela fábrica, usando o sistema SONIA, um software virtual de foi desenvolvido pela divisão de equipamento aeroespacial da empresa.

Este programa, que compila mais de 40 anos de informação, design e know-how da empresa, usa métodos de análise de parâmetros como SAMCEF, ABAQUS e NASTRAN. Estes estudos permitem a redução de componentes, padronização e otimização de estruturas, diminuindo o peso do avião e minimizando resistências.

Estas aferições e estudos são de extrema importância já que permitem resolver possíveis falhas de desenho, além da resistência ao impacto, formação de gelo, comportamento linear, superfícies passíveis de deformação, correcção de zonas propícias à fadiga, e tolerância a danos.

Foram analisados ao pormenor mais de 800 peças e 15.000 rebites, o seu comportamento e coeficientes de segurança maximizando o desempenho deste modelo desenhado para instrução e lazer.

A certificação EASA e CS-VLA está na fase final depois da aeronave ter cumprido este ano vários testes, nomeadamente vibração, perda (stall) e comportamento em viril .

O primeiro Sonaca 200 de produção está quase pronto e será entregue ao primeiro cliente no início de 2018. Com cerca de 40 unidades vendidas, esta é a mais recente e inovadora aeronave de instrução a chegar ao mercado.

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica