TAAG – Linhas Aéreas de Angola assinala 84º. aniversário

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola assinala nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, 84 anos de existência, um marco de longevidade e história no panorama da aviação africana e mundial.

A companhia aérea de bandeira angolana incorpora o legado da DTA (Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de Angola), criada pelos portugueses durante o período colonial

A TAAG transporta as cores de Angola e a palanca como símbolo nacional sendo que a história da TAAG se confunde com a da aviação civil em Angola.

O transporte aéreo regular em Angola teve início em 1940, com uma pequena frota composta por cinco aviões ‘Dragon Rapid’, ‘Klemen’ e ‘Leopard Moth’. O exclusivo da operação do transporte aéreo regular pertencia à DTA – Divisão de Exploração de Transportes Aéreos de Angola, criada no dia 8 de setembro de 1938. Inicialmente a DTA operou em duas linhas domésticas, Luanda-Moçâmedes e Luanda-Huambo, e uma linha internacional entre Luanda e Ponta Negra, no então Congo Brazaville.

Em 1973, no ano que antecedeu a Revolução em Lisboa que levou à queda do regime do Estado Novo, em Portugal, e que levou à independência de todas as colónias portuguesas na África, a DTA transformou-se em empresa mista e passou a designar-se TAAG – Linhas Aéreas de Angola, SARL, tendo o então Estado de Angola (designação administrativa do território) como acionista maioritário.

O período de transição para a independência nacional, entre 25 de abril de 1974 e 11 de novembro de 1975 marcou profundamente a vida da companhia aérea. Nesse período a TAAG adquiriu nos Estados Unidos os primeiros dois aviões Boeing 737-200, tendo recebido as aeronaves em março de 1976. Com o início da era a jato a TAAG realizou nesse mesmo mês e ano, o primeiro voo intercontinental entre Luanda e Moscovo (capital da então União Soviética), utilizando um dos aviões Boeing 737, com tripulação de cockpit e de cabina inteiramente angolanas. Nesse voo viajou para Moscovo a primeira delegação oficial da recém-proclamada República Popular de Angola. Em fevereiro de 1980, através do decreto-lei 15/80 foi criada a empresa estatal Linhas Aéreas de Angola, abreviadamente designada por TAAG, legítima herdeira das tradições da antiga DTA e da sociedade anónima com o mesmo nome. Ao longo dos anos a TAAG teve sempre um papel relevante no fomento da economia nacional e nos períodos mais difíceis permitiu conectar as pessoas e os diversos pontos do País, promovendo a cultura, integração e desenvolvimento.

Foto © Tony Mangueira Fernandes.

Atualmente, a frota TAAG é composta por 21 aeronaves, nomeadamente, pelos modelos Dash 8-400 (seis aeronaves), Boeing 737-700 (sete aeronaves) Boeing 777- 200ER (três aeronaves) e Boeing 777-300ER (cinco aeronaves). A TAAG cobre 14 das 18 províncias de Angola e disponibiliza 12 destinos internacionais: Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha) na Europa; Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul), Kinshasa (República Democrática do Congo), Lagos (Nigéria), Maputo (Moçambique), São Tomé (República de São Tomé e Príncipe) e Windhoek (Namíbia), na África; São Paulo (Brasil), na América do Sul; e entre algumas cidades chinesas e Havana (Cuba) com voos de carga.

“A TAAG deixou de ser uma empresa pública em 2019 passando para uma sociedade anónima de capitais públicos, estando a caminhar de forma sólida para a sua auto-sustentabilidade”, refere um comunicado distribuído nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, pela companhia aérea, em Luanda.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...