A TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde, agora designada por Cabo Verde Airlines, assinala nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro, o seu 65º aniversário.
A companhia aérea de bandeira da República de Cabo Verde foi fundada ainda no tempo colonial pelos Portugueses que administraram o território. Depois da independência nacional, em 1975, prosseguiu a sua atividade, ganhando uma nova rede de destinos, com particular importância para a cidade de Lisboa, pois vivem em Portugal muitos milhares de cabo-verdianos, não só emigrantes, como também outros que optaram por residir na Europa, onde trabalham. Não só em Portugal, mas também em outros países, nomeadamente França, Luxemburgo e Itália.
A companhia tem passado por algumas contrariedades nos últimos anos, sobretudo ao nível da organização e da operação, resultante de uma privatização que foi revogada, por dificuldades financeiras do grupo estrangeiro que operava a empresa, no período da pandemia. Novamente nacionalizada há pouco tempo, após a pandemia, a companhia está, lentamente, a recuperar, tendo já ao seu serviço dois aviões Boeing 737 que asseguram ligações para aeroportos europeus. Há poucas semanas foi anunciada a assinatura de um protocolo com o maior grupo brasileiro de viagens para a recuperação de algumas rotas para o Brasil (LINK notícia relacionada).
Nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro, a companhia publicou nas redes sociais uma fotografia de uma tripulação junto do motor do seu Boeing 737 MAX 8, com ar festivo que, precisamente, assinala o 65º aniversário da empresa cabo-verdiana. Acompanhada de uma mensagem de esperança: “Vamos continuar a crescer de forma sustentável e segura, para que juntos, possamos conectar Cabo Verde ao Mundo”.