A TAP Air Portugal encontra-se na lista das 20 companhias mundiais mais seguras para viajar no ano de 2020, incluída em 13º lugar do ranking criado pelo site de auditorias de segurança aérea ‘AirlineRatings.com’, e divulgado nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro.
A listagem resulta de um estudo da empresa que monitorizou 405 companhias aéreas em todo o mundo, e analisou o seu comportamento e desempenho ao longo do ano passado, tendo em conta diversos factores.
Destacam-se, não só os eventuais incidentes e acidentes sofridos, como também, e sobretudo, a idade média das frotas, a posição financeira das empresas, os sistemas de treino e preparação dos pilotos e do pessoal de cabina, os equipamentos de manutenção e o desempenho dos seus serviços de engenharia e manutenção aérea e a cultura de segurança das companhias.
Outro ponto interessante que conta para esta análise, e que tem sido sempre mencionado nos relatórios das auditorias da ‘AirlineRatings.com, é a competência dos técnicos que asseguram a inspeção e verificação das conformidades técnicas, a nível governamental nos países de cada empresa, de acordo com a legislação e as boas práticas internacionais, e que contribuem para um adequado desempenho das companhias aéreas.
A transportadora aérea australiana recuperou este ano o topo do ranking, que tinha ocupado, consecutivamente, entre 2014 e 2017. Tem sido ao longo dos anos a companhia com melhor desempenho internacional, entre as demais congéneres, no que diz respeito a segurança dos seus aviões e da operação aérea, ganhando por isso uma grande percentagem do mercado entre a Austrália e outros continentes para onde voa.
Não obstante o site de auditorias, hoje com grande prestígio internacional, ter raiz na Austrália, Geoffrey Thomas, editor executivo da ‘AirlineRatings.com’ diz que a cultura de segurança na Qantas é inquestionável, e que tem sido ao longo dos anos a companhia que mais tem investido na modernização dos equipamentos e no controlo de operações, tornando os voos mais seguros.
No segundo lugar da lista surge a Air New Zeland, seguida da Eva Air de Taiwan/Formosa. No quarto lugar está a Ethiad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, que entra pela primeira vez na lista.
Do ranking do ano passado, saíram a British Airways, as japonesas ANA – All Nippon Airways e Japan Airlines, e as norte-americanas American Airlines, Delta Air Lines e United.
Listagem das 20 companhias mais seguras para viajar em 2020
- Qantas
- Air New Zealand
- EVA Air
- Etihad Airways
- Qatar Airways
- Singapore Airlines
- Emirates
- Alaska Airlines
- Cathay Pacific
- Virgin Australia
- Hawaiian Airlines
- Virgin Atlantic
- TAP Air Portugal
- SAS
- Royal Jordanian
- Swiss
- Finnair
- Lufthansa
- Aer Lingus
- KLM