TAP Air Portugal recebe de fábrica oitavo Airbus A320neo

A TAP Air Portugal recebeu nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, o oitavo avião Airbus A320neo da sua frota, que chegou diretamente da fábrica europeia, em Toulouse, na França.

O avião, que receberá o registo nacional CS-TVH, aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 23h37, e foi entregue aos cuidados do departamento de Engenharia e Manutenção da companhia aérea (TAP M&E) que procederá agora a pequenos acabamentos de interiores e acertos à imagem da empresa, com vista à entrada da aeronave em serviço nas rotas de médio curso da TAP.

Recorde-se que a companhia aérea portuguesa encomendou 15 aviões A320neo diretamente à Airbus em novembro de 2015, num pacote de novos aparelhos que somava 53 unidades (LINK notícia relacionada). Por via do crescimento da companhia nos últimos dois anos, antes da pandemia de covid-19, a companhia anunciou que iria receber ainda mais aviões, para substituição de aeronaves mais velhas e para expansão da frota. A perspectiva era de chegarem cerca de 70 aparelhos novos para a frota da TAP.

Naturalmente que a pandemia veio deitar por terra todos os planos feitos para o crescimento da TAP Air Portugal, a par de outras companhias internacionais, obrigadas a parar praticamente durante cerca de seis meses de confinamento, desde abril deste ano, e a reassumir voos com muito menos destinos e frequências. A TAP não foi diferente e após a compra da maioria do capital social pelo Estado Português, o ministro que tutela o sector, Pedro Nuno Santos, já afirmou que a companhia está a renegociar contratos de fornecimento de aeronaves, e está assente que irá dispensar algumas e negociar as entregas de aviões novos previstas para os próximos anos.

Aguarda-se, por isso, a conclusão do projeto de reestruturação da companhia aérea, a ser entregue nas próximas semanas, que terá de ser aprovado pelo Governo português e pela Comissão Europeia, como é de conhecimento público.

A TAP recebeu o primeiro avião Airbus A320neo, matrícula CS-TVA, a 17 de abril de 2018. Todos os A320neo serão equipados com motores CFM Leap-1A.

 

  • Fotos © TAP Air Portugal

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica