TAP deve receber 530 milhões de euros nesta semana

A TAP deve receber nesta semana uma injeção de cerca de 530 milhões de euros, depois de Bruxelas ter dado, na semana passada, ‘luz verde’ ao plano de reestruturação da transportadora aérea de bandeira portuguesa.

Após o “sucesso da aprovação” do programa de reestruturação, “vamos agora, na próxima semana, injetar mais cerca de 530 milhões de euros na TAP”, disse na semana passada, antes do Natal, o ministro as Finanças, confirmando o valor que tinha sido avançado pelo jornal digital de economia ‘Eco’.

A nova injeção na TAP, prevista para esta semana, é mais um fator que justifica a diferença de resultados no quarto trimestre de 2021 face ao anterior, no que se refere às Contas Públicas nacionais.

“Estes 530 milhões de euros [de injeção na TAP] também ajudam a explicar porque é que no quarto trimestre deste ano o desempenho das contas públicas vai ser diferente deste terceiro trimestre”, disse o ministro, assegurando: “No final do ano vamos cumprir mais uma” vez a meta definida do défice.

A influenciar negativamente as contas do último trimestre o ano estarão ainda as ajudas para mitigar a subida do preço da eletricidade, que o ministro estima em cerca de 500 milhões de euros.

Na passada terça-feira, dia 21 de dezembro, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, esclareceu que os apoios à TAP atingirão o limite de 3.200 milhões de euros, devido a valores já pagos e a outros que ainda irão ser aprovados.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica