Turquia e Qatar juntam-se para gerir o Aeroporto Internacional de Cabul

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Uma delegação técnica conjunta da Turquia e do Qatar, constituída por membros nomeados pelos respectivos governos, tem mantido negociações com a nova governação talibã do Afeganistão para discutir de que forma empresas dos dois países poderão administrar em parceria o aeroporto internacional de Cabul.

A agência noticiosa estatal turca ‘Anadolu’ indicou que as entidades turcas e do Qatar já se reuniram em Doha, esta semana, para coordenar os pormenores do processo e deslocam-se na semana passada para Cabul, para apresentar uma proposta ao Governo interino do Afeganistão. Desconhece-se, para já, se o plano foi aceite pelos talibãs ou qual o seu parecer sobre o documento.

Durante as conversações, os membros da delegação conjunta também procurarão receber informações sobre “anseios e expectativas” do Afeganistão em relação à proposta, explicou a agência turca.

A Turquia – país membro da NATO e que tem laços históricos e culturais com o Afeganistão – administrou e protegeu o aeroporto de Cabul durante seis anos, até que os EUA e outras forças da Aliança Atlântica abandonaram o Afeganistão, em agosto passado, após a tomada de poder pelos talibãs.

A Turquia tem expressado a sua disponibilidade para continuar a administrar o aeroporto, que é a principal porta de entrada para o Afeganistão, um país sem costa, e um acesso vital para a ajuda humanitária.

A Turquia é um aliado próximo do Qatar, um país que se tem revelado uma peça-chave nas relações com os talibãs e que foi fundamental para a retirada de cidadãos norte-americanos e de outros países de Cabul, após a tomada do poder pelo movimento fundamentalista.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...