A TAP Air Portugal batizou, nesta terça-feira, dia 21 de agosto, um dos seus novos Airbus A330neo, matrícula CS-TUF, com o nome “Bartolomeu Perestrelo”, em homenagem a um dos navegadores portugueses da Epopeia dos Descobrimentos, no século XV, responsável pelo povoamento do arquipélago da Madeira, em conjunto com Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco, por ordem do então Rei D. João I.
Bartolomeu Perestrelo foi cavaleiro das Casas dos Infantes D. João e D. Henrique e o primeiro capitão-donatário da ilha do Porto Santo, cargo que exerceu até à data da sua morte, em 1458.
O povoador junta-se assim a personalidades históricas já homenageadas pela companhia na frota do longo curso. “O batismo deste avião reforça a participação da TAP na divulgação da história do arquipélago da Madeira pelo mundo”, refere um comunicado da companhia aérea portuguesa.
O nome de João Gonçalves Zarco está presentemente atribuído a outro avião da TAP, um Airbus A330-200, matrícula CS-TOL, o primeiro de sete aviões A330-200 novos que a TAP recebeu de fábrica e que foi entregue em outubro de 2007. Foi também o primeiro A330-200 do grupo dos sete aparelhos mais recentes da empresa portuguesa que recebeu a nova configuração de cabina para três classes (LINK notícia relacionada) e que reentrou ao serviço em março de 2017.