TAP realiza voo de repatriamento para portugueses que viviam na Ucrânia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião da TAP Air Portugal vai realizar nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, um voo de apoio ao regresso de uma parte dos cerca de 50 portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia pela Moldova e Roménia, anunciou neste domingo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) em Lisboa.

“Será realizado amanhã, segunda-feira 28 de fevereiro, um voo de apoio ao regresso de cidadãos portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia nos últimos dias, sob organização da Embaixada em Kyiv e alguns também por meios próprios, e que se encontram na Roménia”, indica o ministério em comunicado.

Segundo o MNE, o voo partirá de Lisboa com destino à Roménia, onde está um grupo de cerca de 50 pessoas, e regressará a Lisboa no mesmo dia com parte deste grupo, que pretende abandonar a Ucrânia na sequência do ataque militar lançado pela Rússia contra o território vizinho na madrugada da passada quinta-feira.

“Outros elementos viajarão para Portugal pelos seus próprios meios e ficarão no terreno elementos da embaixada de Portugal na Ucrânia”, acrescenta o ministério liderado por Augusto Santos Silva.

De acordo com o comunicado, a hora do voo “será divulgada oportunamente, aguardando-se o término de preparativos operacionais”.

O ministério recorda que “os cidadãos que saiam da Ucrânia e que desejem vir para Portugal devem contactar as embaixadas de Portugal dos países de trânsito, para atualizar a informação relativa à sua localização e para que possa ser-lhes prestado o apoio de que necessitem.

O Portal das Comunidades e a página da embaixada de Portugal em Kyiv são regularmente atualizados com informação relevante, acrescenta o gabinete.

No sábado, em declarações à agência de notícias portuguesa ‘Lusa’, Augusto Santos Silva disse que cerca de 50 portugueses tinham saído da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kyiv e que seriam repatriados nas próximas horas.

“Esta meia centena de pessoas, exatamente são 48, já saíram, já estão fora do território ucraniano e concentrar-se-ão na Roménia”, disse o ministro à ‘Lusa’ no sábado, precisando que 35 já estavam em território romeno e 13 na Moldova, dado que foram organizadas duas viagens separadas.

De acordo com uma informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros distribuída nesta segunda-feira, dia 28, o avião da TAP Air Portugal deverá chegar a Bucareste, capital da Roménia, pelas 17h40 (hora de Lisboa), estando previsto o regresso a Lisboa para o final do dia, com aterragem no Aeroporto Humberto Delgado pelas 23h10.

 

  • Foto de abertura © TAP/lppt_spotter

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...